confusão na refinaria

Em nota, Sindicato dos trabalhadores da refinaria repudia ''atos de vandalismo''

Houve quebra-quebra na manhã desta quarta, durante protesto na Refinaria Abreu e Lima

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/08/2012 às 12:47
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Houve quebra-quebra na manhã desta quarta, durante protesto na Refinaria Abreu e Lima - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE) divulgou, no final da manhã desta quarta, uma nota de repúdio contra o que classificou de "atos de vandalismo" ocorrido na manhã de hoje, na Refinaria Abreu e Lima, em Suape. Veja a nota na íntegra:

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE) lamenta e repudia os atos de violência e vandalismo ocorridos em Suape, na manhã de hoje (08), quando um pequeno grupo de elementos estranhos aos trabalhadores promoveu um tumulto após a realização de assembleia pacífica com os operários da Refinaria Abreu e Lima e Petroquímica Suape, que estavam em greve desde o dia 01 de agosto.

Cumprindo o seu papel institucional, o Sintepav-PE promoveu assembleia informativa onde deu conhecimento aos trabalhadores da decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que julgou ilegal a paralisação iniciada na semana passada. Os verdadeiros trabalhadores acomapnharam os informes do sindicato e no momento em que se dirigiam aos ônibus a fim de voltarem para suas casas foram surpreendidos com a ação dos vândalos, que atiraram pedras no trio elétrico utilizado para promover a reunião. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado e dispersou os vândalos, que passaram então para outras áreas do Complexo Industrial e queimaram alguns ônibus.

A atitude criminosa foi desaprovada pelos trabalhadores que desejavam apenas voltar para suas casas após a assembleia. O Sintepav-PE chama a atenção de toda sociedade pernambucana, em especial o Governo do Estado de Pernambuco, para as consequências de ações isoladas como as que vêm ocorrendo em Suape nos últimos dias. Atitudes como as que se viram hoje afastam novos investimentos, diminuindo assim o número de empregos e consequentemente desaquecendo a economia estadual. É inadimissível, que em pleno século 21 e durante a vigência do estado democrático de direito um pequeno número de marginais provoque tamanho prejuízo aos trabalhadores decentes e honestos que formam a grande massa obreira que está alavancando o desenvolvimento não apenas de Pernambuco, mas de todo País.

O Sintepav-PE reitera o seu apoio incondicional à causa dos seus filiados, mas repudia ações isoladas e que ocorrem fora da legalidade. Pois é fato que o trabalhador, o pai de família, o homem de bem, jamais se utilizaria de métodos da "idade da pedra" para reivindicar seus benefícios. Ele sabe que este não é o caminho. O trabalhador moderno e inteligente acessa a internet, lê jornal e está muito bem infomado a respeito da forma correta de exigir seus direitos. É através dos meios legais que conseguimos muitos avanços nos últimos anos.

O Sintepav-PE continuará trabalhando em benefício da maioria dos trabalhadores que desejam mater seus empregos e alcançar uma vida digna, segura e com mais justiça social. Quanto aos vândalos e baderneiros, o sindicato espera que as autoridades competentes tomem as devidas providências a fim de garantir o direito dos verdadeiros trabalhadores de seguir suas vidas adiante com paz, honestidade, dignidade, trabalho e fé no futuro. Na terça-feira (7), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT) decretou a abusividade da greve e o desconto dos dias parados dos 44 mil trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo de Suape. Os operários deveriam retornar ao trabalho nesta quarta-feira.

Últimas notícias