IBGE

Indústria cortou 49 mil vagas em setembro

Quadro foi gerado principalmente pela redução de postos de trabalho no parque industrial de São Paulo

AE
Cadastrado por
AE
Publicado em 25/10/2012 às 11:14
Leitura:

A indústria cortou 49 mil vagas no País em setembro, um recuo de 1,3% no número de ocupados na atividade em relação a agosto, segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (25).

Esse quadro foi gerado principalmente pela redução de postos de trabalho no parque industrial de São Paulo, que cortou também 49 mil vagas, o equivalente a uma queda de 2,6% na força de trabalho da atividade na região em setembro ante agosto.

"Qualquer resultado que a gente tenha por grupamentos de atividades tende a ter uma certa fragilidade. Precisamos esperar os próximos resultados. Eles não podem ser analisados isoladamente. É preciso saber se é por causa da amostra ou se é tendência", disse Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

No total nacional, também houve queda no emprego na construção (-0,2%), que perdeu quatro mil trabalhadores, e na atividade de serviços prestados às empresas (-0,2%), com a eliminação de oito mil vagas.

Na direção oposta, o comércio contratou 153 mil pessoas, alta de 3,7% em setembro ante agosto; o setor de educação, saúde e administração pública admitiu 26 mil funcionários (aumento de 0 7%); serviços domésticos ampliaram em 18 mil pessoas a força de trabalho (alta de 1,2%); e outros serviços tiveram expansão de 80 mil empregados (crescimento de 2,0%).

Últimas notícias