Indústria naval

Estaleiro Atlântico Sul retoma contratos da Transpetro

Contratos de 12 navios que estavam suspensos voltam à certeira do empreendimento

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 20/05/2013 às 11:13
Leitura:

O helicóptero da presidente Dilma Rousseff acaba de pousar no Complexo de Suape para a cerimônia de início das operações do navio Zumbi dos Palmares. A embarcação é a segunda construída pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS). Hoje, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, adiantou que na solenidade desta manhã será anunciada a retomada dos contratos de 12 navios ao EAS, suspensos pela estatal em maio de 2012.

No ano passado, após a entrega do João Cândido foi anunciada a má notícia da suspensão dos contratos. Na entrega do Zumbi a situação vai se reverter. Machado explica que o estaleiro conseguiu cumprir as três exigências feitas pela Transpetro: a contratação de um novo parceiro tecnológico (após a saída da coreana Samsung, em março de 2012), um cronograma confiável de entrega das encomendas e um projeto tecnológico compatível com o que está nos contratos. 

Seis mil funcionários do EAS participam da cerimônia de entrega do Zumbi. O petroleiro fará sua primeira viagem para a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, para transportar até as refinarias do País a produção de petróleo da plataforma P-38. A embarcação tem capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. A presidente Dilma e demais autoridades foram içadas para dentro do navio numa gaiola vermelha. 

Últimas notícias