Entretenimento

PCR promove ações culturais para salvar o Recife Antigo

Programação será de quinta a domingo. Objetivo é incluir ruas mais violentas a partir de setembro

Raissa Ebrahim
Cadastrado por
Raissa Ebrahim
Publicado em 04/08/2011 às 15:31
Leitura:

A Prefeitura do Recife (PCR) anunciou esta semana, através da Secretaria de Turismo (Setur), mais um projeto para tentar revitalizar as tradicionais noites do Bairro do Recife. O Viva o Recife Antigo vai oferecer à população e aos turistas programação cultural de quinta-feira a domingo, envolvendo shows, dança e apresentações infantis, sempre na Praça do Arsenal da Marinha. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel-PE), parceira da iniciativa, disse que está disposta a incentivar o renascimento de estabelecimentos no local, mas, para isso, precisa de uma sinalização mais detalhada da Prefeitura.

Questionado, o secretário de turismo da cidade, André Campos, garantiu que a ação será estendida para ruas com maiores índices de violência e tráfico de drogas, como Moeda e Tomazina, mas que as propostas ainda estão sendo compiladas, e o projeto só deve ser anunciado em setembro. “Lá é mais complicado porque o problema envolve questão de segurança pública, um problema do governo do Estado”, rebateu, reconhecendo que quem frequenta as imediações carece de atrações culturais. “Iremos trabalhar bandas locais, que agradem ao público mais alternativo”, acrescentou.

O presidente da Abrasel-PE, Nuncio Natrielli, disse que tem conversado com a Setur, mas a iniciativa privada necessita de mais detalhes para voltar a investir no local. Ele, inclusive, relembrou o caso da abertura de uma sede da entidade na Rua do Bom Jesus, há três anos, que abarcaria museu, artesanato, escola gastronômica, mas que não deu certo devido aos problemas de documentação do imóvel junto à Prefeitura. “Vamos ajudar a revitalizar aquela área, é sempre bom, estamos sabendo dos projetos, mas precisamos de mais informações, como, por exemplo, quais os locais disponíveis e que podem abrigar bares e restaurantes. Estamos no aguardo dessas respostas”, observou.


As atrações do Viva o Recife Antigo têm início nesta quinta com a apresentação de dança de Andréa Carvalho e convidados seguida da orquestra de metais do Maestro Lima Neto e da Orquestra Fernando Borges. Para as sextas e sábados, até maio de 2012, estão previstos shows de jazz, forró, MPB, samba e frevo e, aos domingos à tarde, programações infantis.

Últimas notícias