bancos

Greve dos bancários pega população de surpresa

Muita gente pensou que a paralisação era boato. Mobilização ultrapassa 90% dos trabalhadores

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/09/2011 às 12:17
Foto: Aline Souza / Especial para o JC
Muita gente pensou que a paralisação era boato. Mobilização ultrapassa 90% dos trabalhadores - FOTO: Foto: Aline Souza / Especial para o JC
Leitura:

Mesmo sendo anunciada desde a semana passada, a greve dos bancários, deflagrada nesta terça-feira (27) pegou muita gente de surpresa. Muitas pessoas foram aos bancos para realizar operações e ficaram sabendo apenas nas agências do movimento, que é nacional.

Na agência do Banco do Brasil da Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a adesão é de aproximadamente 90% dos funcionários. Apenas os caixas eletrônicos estão funcionando. Mesmo assim, alguns funcionários estão auxiliando os clientes que vão ao banco para efetuar operações. "Mas a ajuda se limita aos caixas rápidos. Não há operação na boca do caixa", informou a administradora Caroline Melo, 33, que trabalha em um escritório na localidade.

Já na Avenida Conselheiro Aguiar, também em Boa Viagem, várias agências de bancos privados funcionam normalmente. "Nós não recebemos nenhum comunicado do sindicato sobre a paralisação", informou um funcionário do banco Itaú, que preferiu não ser identificado.

Na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife, a maioria das agências entrou em greve. Cartazes informativos foram fixados nas portas dos bancos que paralisação as atividades.

O principal impasse nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi o percentual de reajuste: os trabalhadores pediram 12,8% (que representa aumento real de 5%), enquanto os patrões ofereceram 8% (aumento real de 0,2%).


"Vamos aproveitar a greve para dialogar com a população. Queremos um sistema financeiro mais inclusivo, que contrate mais funcionários e, assim, respeite os consumidores", disse a presidente do Sindbancários-PE, Jaqueline Mello.

O sindicato informou que no final da tarde irá divulgar uma nota contabilizando as agências bancárias que aderiram à greve no Estado, e que na próxima quinta-feira (29) os grevistas farão um ato de protesto no centro da Cidade.


Mais informações em instantes

Últimas notícias