serviços

Veja como não sair prejudicado com a greve dos bancários e dos Correios

Com as manifestações dos trabalhadores dos mais necessários serviços à população, o JC Online resolveu ajudar quem tem dúvidas em como proceder

Isabela Lemos
Cadastrado por
Isabela Lemos
Publicado em 28/09/2011 às 13:54
Foto: Isabela Lemos/ Especial para o JC
Com as manifestações dos trabalhadores dos mais necessários serviços à população, o JC Online resolveu ajudar quem tem dúvidas em como proceder - FOTO: Foto: Isabela Lemos/ Especial para o JC
Leitura:

Apesar da greve dos bancários, deflagrada na última terca-feira (27), as casas lotéricas ainda não sofrem tanto com a superlotação dos clientes. O mais provável para tal fato seja o não recebimento das faturas para pagamentos, devido a greve dos funcionários dos Correios, iniciada no ultimo dia 14. Com as manifestações dos trabalhadores dos mais necessários serviços à população, o JC Online resolveu ajudar quem tem dúvidas em como proceder nos próximos dias de greve.

Os consumidores devem ficar atentos às datas de vencimentos das eventuais faturas que espera receber e entrar em contato com as empresas antes dessa data para solicitar outros locais e formas de efetuar o pagamento. O alerta do Procon-PE é para que não haja, posteriormente, "dor de cabeça" com possíveis encargos, assim como evitar que o nome seja enviado aos serviços de proteção ao crédito.

 

É obrigação das empresas disponibilizar outras formas de pagamento como código de barras, internet, débito em contasede da empresa ou casas lotéricas - lembrando que esta não realiza pagamento por código de barras. No caso do fornecedor não oferecer outros meios para o cidadão efetuar o pagamento das contas, o consumidor deverá documentar esta tentativa de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação contra a empresa no Procon.

 

É válido ressaltar que a emissão de boleto não pode ser cobrada, de acordo com norma do Banco Central (Resolução 3.693/09). A cobrança de boletos é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor, uma vez que as despesas relacionadas à produção da fatura não podem ser repassadas para os consumidores.

PANORAMA - A casa lotérica Alô Sorte, localizada na Rua Sete de Setembro, bairro da Boa Vista, área Central do Recife, a movimentação era moderada no final da manhã desta quarta-feira (28). Com fila variando entre 15 e 20 clientes, o tempo médio de atendimento era de, aproximadamente, cinco minutos.  Já a lotérica localizada no Shopping Boa Vista, a Ponto Certo, estava, por volta do meio-dia, com movimentação de moderada a intensa, com fila variando de 20 a 30 clientes. A duração média variava de cinco a dez minutos de espera.

» Abaixo você confere vídeo feito com dois cidadãos que contam as dificuldades encontradas devido as greves. A gerente da casa lotérica Ponto Certo também dá dicas.

» SERVIÇO | Procon-PE

Endereço: Rua Floriano Peixoto, nº 141, bairro de São José - Recife/ PE (próximo à Casa da Cultura)

Fone: (81) 3181-7000 ou 0800-28-21-512

Últimas notícias