ENERGIA VERDE

Cetrel e Grupo JB inauguram fábrica de biogás a partir da vinhaça

É a primeira vez que se usa essa tecnologia em escala industrial no País

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/04/2012 às 16:16
Leitura:

O Grupo pernambucano JB e a empresa Cetrel inauguraram, ontem, a primeira planta industrial que fabrica biogás a partir da vinhaça, um subproduto gerado na produção do álcool. O investimento foi de R$ 15 milhões, dos quais R$ 6 milhões foram empregados nas instalações da Companhia Alcoolquímica Nacional, usina do Grupo JB, em Vitória de Santo Antão. O projeto contou com o apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do governo federal.


Os recursos investidos foram bancados pela Cetrel e Finep. Para concretizar o projeto, as pesquisas foram iniciadas há três anos. Além da unidade instalada, foi um implantado um projeto piloto em Japungu, na Paraíba. Também existem outros projetos de pesquisa sendo desenvolvidos que usam a vinhaça como matéria-prima. Até então, a vinhaça era usada na adubação do canavial. 


A usina pernambucana é a primeira a usar essa tecnologia em escala industrial no País. Segundo informações da Cetrel, as 440 usinas de álcool implantadas no País poderiam gerar a energia de uma hidrelétrica do porte Xingó, (no Rio São Francisco) e que tem a capacidade de produzir 3,1 mil megawatts, aproximadamente cerca de 30% do parque gerador da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Últimas notícias