VAREJO

RioMar ganha selo de valor internacional

Shopping que está sendo erguido pelo Grupo JCPM é o 1º do País a conquistar certificação que reconhece prática sustentável

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 15/05/2012 às 7:44
Leitura:

O RioMar Shopping é o primeiro centro do compras do Brasil a conquistar a certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental). Concedido pela Fundação Vanzolini, o selo atesta a sustentabilidade do empreendimento. Lançado no País em 2008, o Aqua é inspirado no sistema francês Haute Qualité Environnementale (HQE). O processo avalia 14 quesitos de desempenho, que vão desde a relação da construção com seu entorno, passando pela gestão de água e energia, até o conforto do mall.

“A certificação Aqua é reconhecida internacionalmente e observa o empreendimento em quatro fases, que vão da construção à operação: programa, concepção (projeto), realização (obra) e operação (uso). No caso do RioMar, a certificação já foi concedida para as duas primeiras etapas”, diz Ana Rocha Melhado, diretora da Proactive Consultoria, contratada pelo Grupo JCPM – investidor do shopping – para assessorar na obtenção do selo.

Com data de inauguração marcada para 30 de outubro, o shopping já nasceu baseado num moderno projeto de sustentabilidade. “Pensamos os aspectos econômico, social e ambiental do projeto. Umas das ações foi o relacionamento com as comunidades localizadas no entorno do empreendimento, a qualificação para 2.021 moradores, em cursos nas áreas de construção civil, varejo, informática básica, aceleração de escolaridade e jovens aprendizes. Desse total, 420 alunos trabalham hoje na obra”, comemora o diretor de Divisão Imobiliária do Grupo JCPM, Francisco Bacelar.

Na certificação Aqua, o RioMar recebeu nível de desempenho excelente em oito das 14 categorias avaliadas. Um dos destaques foi exatamente a relação do empreendimento com seu entorno. O shopping também recebeu nota máxima na gestão de água, energia e resíduos, além de canteiro de obras com baixo impacto ambiental, qualidade sanitária da água, conforto olfativo e permanência do desempenho ambiental.

Além do componente de sustentabilidade, a escolha dos equipamentos e do sistema de gestão vão permitir uma alta economia no consumo e no custo de água e energia. As privadas com sistema a vácuo, por exemplo, vão reduzir em 90% o consumo de água. “Outro diferencial é o sistema de ar-condicionado, com modernos equipamentos importados dos Estados Unidos que vão permitir uma diminuição de 19,6% no consumo de energia”, calcula. De acordo com o executivo, a economia na conta de luz será de R$ 1,5 milhão por ano.

Na gestão dos resíduos, a ação não vai se limitar à coleta seletiva. “Da geração de 190 mil quilos de resíduos orgânicos gerados em função da circulação de funcionários, clientes e lojistas, 100% vai passar por um processo de compostagem”, afirma Ana Rocha.

Últimas notícias