serviços

Faltam profissionais de reparos domésticos

Quem precisa de profissionais como pintor, pedreiro e eletricista esbarra na falta de profissionais qualificados. Construção civil contratou boa parte desses trabalhadores

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/08/2012 às 5:30
Leitura:

Pintor, eletricista, marceneiro, encanador. Encontrar esses profissionais para fazer pequenos reparos de casa no Recife ainda é uma dificuldade: falta mão de obra qualificada até mesmo para empresas e franquias de serviços de reparo doméstico que se instalam na cidade. É o que apontam especialistas e os próprios profissionais do ramo.  Uma das razões para a escassez desses profissionais é que os que têm um mínimo de qualificação foram absorvidos pela construção civil.

Até as franquias sentem necessidade de qualificar seu pessoal. O empresário David Pinto, que lançou a rede Doutor Resolve em 2010, logo sentiu a necessidade de qualificar os funcionários que atuam na franquia. “Em 2011, lançamos o Instituto da Construção, que oferece cursos para mestre de obras, pedreiro, gesso, hidráulica” exemplifica.

O encanador José Severino da Silva atua no mercado há uns 40 anos. “Quando comecei, os armazéns de construção indicavam a gente para as fabricantes de peças que convidavam a gente para capacitações. Também fiz curso prático em São Paulo.”

Veja no vídeo abaixo a invenção de Seu José para desentupir canos. Ele dá a dica de como contratar seus serviços:

Seu José passou seus conhecimentos para o filho, Geramilson da Silva, que reclama das poucas opções de cursos de formação dos profissionais.

“Tem curso de formação pago, mas quem entra nesse ramo não tem dinheiro para bancar e isso contribui para a falta de pessoal competente. Uma cliente nossa queria dar entrada numa franquia e não encontrou profissional especializado. Ela fez projeto, procurou o Sebrae, mas desistiu do negócio quando viu que, de cem entrevistados, nenhum tinha o perfil que ela precisava”

Uma alternativa para quem busca capacitações gratuitas é procurar cursos oferecidos por armazéns de construção ou na Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado (STQE).

Confira nos sites abaixo onde fazer cursos ou encontrar profissionais que realizam servoços de reparos domésticos:

Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE)

No site da STQE (cique aqui), é possível encontrar informações sobre cursos e também a indicação de profissionais que prestam serviços. Se quiser contratar serviços, clique no link da Agência de Empreendedorismo Individual e Autônomo, onde há uma lista com 310 profissionais que realizam serviços domésticos, entre pedreiros, eletricistas, encanadores, diaristas. O banco de dados é formado por profissionais formalizados que participaram da primeira edição do Projeto Ideia, realizado no ano passado numa parceria entre a STQE e as entidades Sebrae, Senai e Senac.

A agência faz a intermediação entre o empreendedor e o cliente, indicando até três profissionais para o interessado entrar em contato. Esse serviço é gratuito, mas o custo do serviço deve ser negociado entre o cliente e o profissional. Para contratar um serviço, faça o cadastro pelo telefone: (81) 3183-7232 ou neste link aqui.

*

Clube do Profissional Ferreira Costa

No site da loja de material de construção, há o link do Clube do Profissional, que traz o cronograma de cursos gratuitos oferecidos para profissionais da construção civil e clientes que desejem aprender algumas técnicas por hobby.

*

Doutor Resolve

A rede de franquias Doutor Resolve é a maior do País e conta com sete unidades no Recife. Confira no site (clique aqui) o endereço e o contato das unidades presentes em Pernambuco.

*

Doutor Faz Tudo

A Doutor Faz Tudo conta com duas unidades no Recife. Clique aqui para conhecer o site e confira o endereço e os contatos das lojas presentes no Recife.

*
 
Instituto da Construção

No Recife, ainda não há unidades do Instituto da Construção. Mas os interessados em conhecer como a rede de formação profissional funciona, é só visitar o site (clique aqui).

*

Sebrae

Os profissionais que desejam se formalizar podem procurar o Sebrae para pedir orientações e saber sobre capacitações para gestão de negócios. No site da instituição, há dicas e orientações.

Últimas notícias