suape

Racha sindical exposto por conflito na Refinaria Abreu e Lima

Nas imediações da principal obra do Estado, tiros, feridos e muito tumulto. Tudo é consequência de uma briga interna

Adriana Guarda e Felipe Lima
Cadastrado por
Adriana Guarda e Felipe Lima
Publicado em 08/08/2012 às 21:46
Foto: Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

A história se repete em Suape. Pelo segundo ano consecutivo, as obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e da PetroquímicaSuape (PQS) se transformam em cenário de guerra. Na manhã desta quarta (8), ao invés de segurar as rédeas do movimento, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintepav) foram apedrejados pelos operários.

A assembleia, que deveria terminar com o retorno ao trabalho, acabou com mais um dia de obra paralisada e um saldo de violência e vandalismo. A situação expõe, mais uma vez, a fragilidade da liderança do Sintepav em Pernambuco. Diante do confronto, as empresas decidiram mandar os funcionários para casa. Hoje, o Sintepav não vai voltar ao canteiro e deixou para cada trabalhador a decisão de encerrar a greve ou arcar com demissões.

Com o racha violento na categoria, o Sindicato Nacional das Empresas de Construção Pesada (Sinicon) resolveu conclamar os operários decididos a cumprir a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e encerrar a greve, iniciada desde o último dia 1º e julgada ilegal.

Para tanto, solicitaram oficialmente à Secretaria de Defesa Social (SDS) reforço na segurança. “É uma convocatória para os pais de família, para aqueles que não concordam com vandalismo, com essa barbárie. Não fiquem passivos, assumam seus postos de trabalho”, fez o apelo a advogada da entidade, Margareth Rubem.

Sem quantificar, ela afirma que um dia de obra parada representa “milhões perdidos” para as empresas. A SDS não informou quantos homens vai disponibilizar esta quinta (9), quantos foram mobilizados quarta ou sequer o número oficial de detenções durante o conflito.

Escanteado nas negociações salariais do ano passado, que contou com reforço da Federação e Confederação dos Trabalhadores na Construção Pesada, o presidente do Sintepav, Aldo Amaral, lamentou os atos de vandalismo e afirmou que existe uma disputa política entre as lideranças sindicais. “O PSTU, que é ligado ao Conlutas, tenta dividir a categoria, distribuindo panfletos afirmando que Pernambuco tem um dos piores salários do Brasil e pleiteando um reajuste de 15%”, destaca.

A Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) rebateu as denúncias em tom elevado. Declarou apoio “integral” ao movimento dos operários, mas negou ter comandado a paralisação violenta da semana passada e a quebradeira generalizada de quarta.

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Protesto na Refinaria Abreu e Lima termina em confusão. Várias pessoas ficaram feridas - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Ônibus pegando fogo durante protesto dos trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Observador olhando ônibus queimando - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Sete ônibus foram queimados pelos manifestantes - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Manifestantes durante protesto na Refinaria Abreu e Lima - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Manifestantes no local das obras - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Ônibus lotados de trabalhadores da Refinaria - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Batalhão de choque se prepara para afastar protesto - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Trabalhadores e policiais durante manifestação - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Policiais preparando-se para interromper o protesto - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Diversas viaturas da polícia foram até o local para tentar interromper o protesto - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Policiais preparam-se para conter protesto - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Ônibus pegando fogo - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Policiais indo em direção ao local do protesto - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Manifestante sendo preso - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Policiais prendem um dos manifestantes - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Homens presos - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Viatura do Corpo de Bombeiros chegando ao local da manifestação - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Bombeiro preparando-se para apagar o fogo - Foto: Guga Matos/JC Imagem

 

“O Sintepav-PE faz acusações falsas, levianas e mentirosas. O que os trabalhadores querem são melhores condições de trabalho. Tudo que aconteceu foi gerado por insatisfações da base, que está jogada em galpões ou em casas onde moram 10, 20 pessoas amontoadas. Em vez de atender as reivindicações dos operários, o Sintepav-PE é ausente e só faz acordo com as empresas. É um revolta acumulada há muito tempo contra uma entidade que não cumpre o seu papel”, endureceu a representante da executiva estadual da CST-Conlutas, Cláudia Ribeiro.

No acordo de convenção coletiva aprovado pelo Sintepav e Sinicon ficou acertado um reajuste salarial de 10,5%, além de 30% de aumento no valor do vale-alimentação e folga nos dias de pagamento. Apesar de considerar o acordo positivo, os trabalhadores alegam que a proposta foi aprovada numa assembleia sem legitimidade, só com uma minoria.

Diante da ferida exposta no maior empreendimento de Pernambuco, o governo do Estado escalou a Secretaria de Articulação Social e Regional para ajudar a apagar o incêndio. Na noite desta quarta, o secretário executivo de Articulação e Relações Sociais, Érico Menezes, além da gerência de assuntos estratégicos da pasta, receberam o presidente do Sintepav-PE, Aldo Amaral, para uma reunião.

O objetivo é tentar começar a entender o que está ocorrendo no canteiro da Rnest e encontrar formas de mediar a conturbada relação entre sindicato e trabalhadores. O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Fábio Farias, voltou a apontar como principal motivo para o conflito uma “crise de legitimidade” do Sintepav-PE perante a categoria.

Leia mais na edição desta quinta do
JC

Últimas notícias