Indústria

Novartis fecha parceria com UFPE para capacitação de mão de obra

De 2009 para cá, a empresa suíça contratou 15 profissionais brasileiros, entre engenheiros, biólogos e farmacêuticos

Raissa Ebrahim
Cadastrado por
Raissa Ebrahim
Publicado em 14/12/2013 às 0:11
Leitura:

Para dar andamento aos projetos de alta complexidade e que necessitam de mão de obra especializada, a Novartis fechou uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para capacitar pessoal local e de fora do Estado. O investimento foi de R$ 2 milhões.

De acordo com informações do diretor de relações institucionais de vacina da companhia, Emad Musleh, o acordo está consolidado, e as primeiras turmas terão início no primeiro semestre do ano que vem.

Ele diz que ainda não dá para precisar quantas pessoas serão capacitadas no total, mas informa que profissionais de outras localidades também poderão passar pelo processo na universidade. 

“Vamos aproveitar para exportar esse excedente de pessoal qualificado para outras partes do Brasil e também para o mundo”, frisa. 

Será uma espécie de pós-graduação para quem é formado em áreas como farmácia, biomedicina, biologia, engenharia e cursos correlatos com as necessidades da Novartis.

De 2009 para cá, a empresa suíça contratou 15 profissionais brasileiros, entre engenheiros, biólogos e farmacêuticos. 

Eles estão envolvidos no projeto de construção e formatação da fábrica de Jaboatão e recebem treinamentos nas outras plantas da Novartis na Itália e nos Estados Unidos. 

A maioria atua diretamente no projeto de engenharia e de condução de sistemas e equipamentos de produção e de infraestrutura. Outros trabalham na preparação da transferência da tecnologia e da engenharia de manutenção. 

Quando as operações de Jaboatão forem iniciadas, a fábrica irá gerar 120 empregos diretos.

Com 360 filiais em 140 países, a Novartis oferece seus produtos e serviços em cinco divisões: Pharma (medicamentos), Alcon (cuidados com a visão, produtos cirúrgicos e oftalmológicos), Vacinas e Diagnósticos, Sandoz (medicamentos genéricos) e Consumer Health (criação, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos para saúde e bem-estar).

Últimas notícias