Comércio

Assaí inaugura loja no município do Paulista, nesta quinta-feira

Braço de atacado do Grupo Pão de Açúcar, unidade é a quarta em Pernambuco

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 23/10/2014 às 8:00
Foto: Michele Souza/JC Imagem
Braço de atacado do Grupo Pão de Açúcar, unidade é a quarta em Pernambuco - FOTO: Foto: Michele Souza/JC Imagem
Leitura:

O Assaí, braço atacadista do Grupo Pão de Açúcar (GPA), inaugura hoje sua quarta loja em Pernambuco e um centro de distribuição (CD). Com investimento de R$ 35 milhões, os equipamentos foram instalados no município do Paulista e abriram 350 postos de trabalho. A expansão da rede no Estado vai continuar em 2015, com a implantação de mais duas unidades em locais ainda mantidas em segredo pelo grupo. A abertura ao público da nova loja será às 9h. A rede conta com unidades em Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Garanhuns.

Um das novidades da loja do Paulista é a adoção do conceito cash & carry, mantendo a diretriz de oferecer preços mais atrativos que o varejo tradicional, mas melhorando a ambientação da loja. “Esse é o grande desafio do atacado de autosserviço. Não perder o diferencial de preço e trazer um ambiente diferenciado no ponto de venda”, afirma o presidente do Assaí, Belmiro Gomes. A loja tem estacionamento coberto, corredores mais largos, climatização e ampliação do mix de produtos.

A loja vai atender aos micro e pequenos comerciantes, além do público em geral. “As pequenas empresas não precisam dispor de espaço para guardar estoque. O Assaí é um local em que o cliente empreendedor poderá fazer a reposição diária de suas vendas sem a necessidade de fazer comparas para grandes períodos”, destaca Gomes, dizendo que a empresa oferece a vantagem da venda no cartão de crédito, diferente do seu principal concorrente, que adota apenas a venda  à vista e no  cartão de débito em conta.

Com preços de 15% e 20% inferiores ao do varejo tradicional, o atacarejo vem ganhando espaço no mercado, com faturamento anual de R$ 50 bilhões e taxa de crescimento anual de 16%. Hoje, o atacado de autosserviço já representa 18% do mercado de alimentação ao consumidor final. Nos nove primeiros meses deste ano, o Assaí acumula taxa de crescimento de 35,5% em relação a igual período de 2013 e espera fechar o ano nesse patamar. No exercício passado, a empresa alcançou receita de R$ 6,8 bilhões.

A loja do Paulista conta com um CD, que vai atender aos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. “O CD ao lado da loja permite com que 95% dos produtos sejam entregues diretamente pela indústria, reduzindo custos e permitindo garantir melhor preço ao cliente”, observa Gomes, afirmando que uma loja desse porte conta com 7,5 mil itens fornecidos por 1.400 indústrias. O CD tem 10 mil m² de área construída.

Com 40 anos de mercado, o Assaí conta com 80 lojas espalhadas por 13 estados brasileiros (PE, AL, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PR, RJ, RN, SP). Desse total, 14 estão no Nordeste, uma das principais regiões da mira do projeto de expansão. Das dez lojas em construção atualmente, quatro estão estados nordestinos. Em 2013, a rede inaugurou 14 novas unidades. Este ano serão mais seis e a projeção para 2015 é de outras 14. “O número foi menor em função da dificuldade de aprovação dos projetos”, revela o presidente.

A nova unidade inaugura com uma promoção para os clientes. A cada R$ 50 em compras os consumidores vão receber um “código da sorte” para concorrer a um Ecosport zero quilômetro. O sorteio será no dia 4 de fevereiro de 201, com extração pela Loteria Federal. No quesito sustentabilidade, a loja utilizou tecnologias para reduzir o consumo de água e energia.

Últimas notícias