BOAS PRÁTICAS

Será lançado um núcleo de governança corporativa em Pernambuco

Iniciativa visa debater regras que deixem os negócios mais sólidos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 22/03/2015 às 9:00
Guga Mattos/ JC Imagem
Iniciativa visa debater regras que deixem os negócios mais sólidos - FOTO: Guga Mattos/ JC Imagem
Leitura:

A governança corporativa e a sucessão familiar foram os motes para um grupo de empresários, advogados e executivos lançar, na próxima quarta-feira, o Núcleo Rumo de Governança Corporativa, das 8h às 10 h, no Auditório da Ernst & Young, no Centro Empresarial Cícero Dias, em Boa Viagem. O objetivo é desenvolver estudos, pesquisas e debates sobre ambos os assuntos, disseminando as informações entre os profissionais que participam da iniciativa, no meio acadêmico e em mais empresas. O evento marca a posse da diretoria do Núcleo presidido pelo empresário Boris Berenstein.

O lançamento do Núcleo vai contar com a distribuição de dois cadernos de reflexões sobre governança corporativa e sucessão familiar elaborados de forma conjunta pelos seus integrantes. O material impresso é didático, traz dicas e conceitos para quem está interessado em implantar regras desse tipo. “Para perpetuar os negócios, é preciso ter governança corporativa e cuidar bem da sucessão. Das companhias familiares, 95% quebram na terceira geração”, afirma Boris Berenstein, fundador do centro de diagnóstico de mesmo nome que se tornou uma referência na área e emprega 270 colaboradores.


Mas o que é governança corporativa? “É um sistema de regras que permite aos sócios controlarem a empresa mesmo sem estar presente no dia a dia da gestão”, resume o presidente do Conselho do Núcleo, o consultor Antonio Jorge Araújo. Na prática, a governança estabelece regras que resultam em recomendações objetivas, como a implantação de um conselho de administração, um conselho de família, comitês e uma diretoria. “O conselho da família rege a relação entre a família e a empresa, fazendo com que a comunicação da família com a companhia ocorra de forma mais organizada”, conta a presidente do Conselho da Família do Grupo Moura, Mariana Moura, também integrante do Núcleo. “O nosso objetivo em participar do grupo é disseminar esses temas para empresas que não implantaram essas regras”, conclui.

Últimas notícias