Mercado

Pesquisa mostra que manter micro e pequena empresa no Nordeste custa menos

Números foram resultado de pesquisa promovida pela Conta Azul, empresa de gestão financeira

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 23/06/2015 às 7:17
Foto: Free Images
Números foram resultado de pesquisa promovida pela Conta Azul, empresa de gestão financeira - FOTO: Foto: Free Images
Leitura:

Os custos para a manutenção de uma micro e pequena empresa no Nordeste chega a ser 17% menores que a média nacional. A boa notícia foi revelada através de uma pesquisa promovida pela Conta Azul, sistema de gestão financeira online focado nos empresários de pequeno porte. O levantamento mostra ainda o potencial futuro da região, já que o número de empreendedores locais entre 18 e 25 anos é maior que o número nacional (16% contra 10%).

“Aqui parece ser um ponto fora da curva. A pesquisa não nos permite dizer o que está motivando esse estímulo empreendedor na região, mas uma das melhores notícias é a de que existe uma geração nova e que já nasceu conectada para alimentar o setor”, avalia Marcelo dos Santos, sócio da Conta Azul. Outra vantagem para a região são os custos para a manutenção dos negócios: apenas dois dos dez itens listados são mais caros no Nordeste em comparação ao restante do País. Telefonia e internet e abastecimento de água e energia são 10% e 11%, respectivamente, mais onerosos para o nordestino.

Por outro lado, a maior dificuldade apontada no Nordeste para manter a empresa no dia a dia é a burocracia, sendo o principal ponto apontado por 22,4% dos participantes. Na sequência, aparecem empatados o cumprimento em tempo das tarefas e a análise das finanças e planejamento dos gastos (19,2%) e a concorrência (18,4%).

A pesquisa também mostra que o Nordeste acompanha a tendência nacional quando se trata da responsabilidade da gestão financeira. “A maior parte das empresas não tem uma pessoa voltada exclusivamente para a função e é muito comum que o trabalho com as contas fique para o fim do dia, quando sobra tempo”, analisa Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul.

Realizada neste mês, a pesquisa ouviu 5.102 pequenos empreendedores em todo o País, sendo 543 do Nordeste. “Recorremos à pesquisa porque há uma carência muito grande de informação no setor sobre o perfil dessas empresas, já que muita coisa pode mudar no cenário econômico no intervalo de tempo entre os levantamentos do IBGE, por exemplo”, justifica Roveda.

A empresa oferece seu software de gestão financeira há três anos e meio e recebe apoio de investidores como Napkn, Monashees, Robbit Capital, Valar Ventures e Tiger. Entre seus clientes no Nordeste, a maioria é formada pelo setor de serviços, distribuição e pequeno varejo. 

Últimas notícias