Petrobras

Greve dos petroleiros poderá provocar desabastecimento de combustíveis

Categoria faz paralisação por tempo indeterminando, reclamando desinvestimento na Petrobras

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 09/09/2015 às 7:00
Heudes Regis/JC Imagem
Categoria faz paralisação por tempo indeterminando, reclamando desinvestimento na Petrobras - FOTO: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

A Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e o Terminal Aquaviário da Transpetro, no Complexo de Suape, terão suas operações reduzidas com a greve dos petroleiros em Pernambuco. Com 800 trabalhadores no Estado, a categoria vai acompanhar a paralisação nacional comandada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). O movimento é um protesto contra o novo Plano de Negócios da Petrobras, que prevê redução de aportes e venda de ativos a exemplo da BR Distribuidora. Dependendo do tempo de paralisação, a distribuição de combustíveis no Estado poderá ser comprometida.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE-PB), Marcos Aurélio Monteiro, afirma que os sindicatos estaduais aguardam a sinalização da FUP para iniciar a greve a qualquer momento. Na última sexta-feira, a FUP protocolou na sede da Petrobras, no Rio, um comunicado de paralisação por tempo indeterminado, assinado por 13 sindicatos, prevendo o início da greve para a partir de hoje.

“Dessa vez nossas reivindicações não se referem a discussões salariais ou pautas da natureza do trabalho. Estamos preocupados com o desinvestimento na Petrobras, que significa diminuição dos empregos e perdas de conquista da categoria”, observa Monteiro. Em Pernambuco, a previsão era que a refinaria tivesse 1,5 mil funcionários quando entrasse em plena operação. Sem a conclusão do segundo trem de refino e com a Rnest funcionando apenas com 64% de sua capacidade, o número de petroleiros não ultrapassa 470. Os 330 restantes para completar o quadro de 800 trabalhadores no Estado estão distribuídos entre o Terminal da Transpetro e a sede administrativa no bairro de Boa Viagem.

A Rnest só está autorizada a processar 73,6 mil barris de petróleo, de um total de 115 mil do primeiro trem. Isso porque não concluiu obras fundamentais para reduzir a poluição ambiental. Com a paralisação, a previsão é que seja mantido um contingente de 30% dos trabalhadores, obedecendo à Lei de Greve.

A paralisação dos petroleiros por tempo indeterminado poderá prejudicar a distribuição de combustíveis para abastecer o mercado nordestino, além de atrasar o abastecimento de petróleo da Rnest, porque tanto a matéria-prima quanto os produtos entram e saem pelo Terminal da Transpetro. “Tudo vai depender das negociações com a Petrobras. Mas também existe outro fator, que é o comportamento do distribuidor. Em 1995 tivemos um caso de desabastecimento de combustíveis porque os distribuidores estocaram os produtos e alegaram que a culpa pela escassez era da greve”, alerta Monteiro.

Últimas notícias