Premiação

Reportagem Documento Suape 2015 está na final do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo

Caderno especial foi selecionado entre 1.021 trabalhos inscritos no Brasil

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 16/09/2015 às 18:43
Fernando da Hora/JC Imagem
Caderno especial foi selecionado entre 1.021 trabalhos inscritos no Brasil - FOTO: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

O especial Documento Suape 2015, publicado pelo Jornal do Commercio em julho deste ano, é finalista do 60º Prêmio ExxonMobil de Jornalismo. O caderno de 12 páginas traz um retrato de Pernambuco após a euforia da construção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo de Suape. A desmobilização da obra deixou um rastro de desemprego, prejuízos problemas sociais. A reportagem está entre os 70 trabalhos selecionados no País, de um total de 1.021 inscritos. Os textos são assinados pelas repórteres de Economia do JC, Adriana Guarda e Emidia Felipe, as fotos são de Fernando da Hora e o projeto gráfico e diagramação de Viviane Macena e Luciana Lobo.

O caderno especial disputa a premiação na categoria Regional Norte/Nordeste, junto com outros quatro trabalhos (três assinados pelo jornal cearense Diário do Nordeste e um do Correio da Bahia). O resultado será divulgado no dia 19 de outubro e a festa de premiação acontece no dia 12 de novembro.

O Documento Suape 2015 é um desdobramento do especial de mesmo nome publicado em 2011 e escrito por Adriana Guarda. Naquele ano, o JC mostrava a euforia da implantação de uma refinaria de petróleo no Estado, mas alertava para as demandas sociais agravadas pela chegada do empreendimento. Em 2011, o especial também foi finalista do Prêmio ExxonMobil, na categoria de Informação Econômica. Na edição deste ano, o especial revisita personagens e problemas sinalizados há 4 anos. Além do caderno, a reportagem ganhou um especial na web Documento Suape; Da euforia à frustração.

 

Últimas notícias