Indústria naval

Estaleiro Atlântico Sul entrega à Transpetro 6º navio construído em Suape

É a primeira vez que uma embarcação faz viagem inaugural sem cerimônia

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 24/09/2015 às 19:16
Diego Nigro/JC Imagem
É a primeira vez que uma embarcação faz viagem inaugural sem cerimônia - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Diferentemente do que tem acontecido ao longo dos últimos anos, a Transpetro anunciou a viagem inaugural do sexto navio construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Complexo de Suape, sem uma cerimônia de entrega. A impopularidade da presidente Dilma Rousseff e a crise na Petrobras desestimularam a festa. Desde o ano passado, o EAS demitiu mais de 2 mil funcionários.

O navio Marcílio Dias foi entregue à Transpetro nesta quinta-feira (24), após cerimônia interna (apenas para funcionários) no EAS. Esta é a 12ª embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação no País. A viagem inaugural do petroleiro será para a Bacia de Campos, onde fará sua primeira operação de carregamento.

O Marcílio Dias é o sexto da série de 10 navios do tipo suezmax encomendados ao EAS. Atualmente, há quatro embarcações do Promef em construção no estaleiro, das quais uma se encontra no estágio de acabamentos.

Os navios suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária.

Além do Marcílio Dias, os outros navios do Promef que já estão operando são os seguintes: o gaseiro Oscar Niemeyer; os suezmax André Rebouças, Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; o panamax Anita Garibaldi e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.

Últimas notícias