EVENTO

Fimmepe Mecânica NE apresneta ideias para diminuir conta de energia

Feira no Centro de Convenções cria Ilha de Inovação que vai oferecer consultoria grátis para empresas interessadas em investir em eficiência energética

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 21/10/2015 às 11:03
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Feira no Centro de Convenções cria Ilha de Inovação que vai oferecer consultoria grátis para empresas interessadas em investir em eficiência energética - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

Várias formas de economizar na conta de energia estarão disponibilizadas aos visitantes da Ilha de Inovação, um local da 21ª Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e Material Elétrico (Fimmepe Mecânica Nordeste) que começou ontem no Centro de Convenções em Olinda e vai até a sexta-feira, dia 23.

No local, profissionais da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vão oferecer uma consultoria grátis sobre como reduzir a conta de luz, seis empresas fabricantes de equipamentos fotovoltaicos mostram a economia que a implantação de um sistema desse tipo pode resultar e consultores demonstram as vantagens de fazer um financiamento no PE Solar, um programa do governo do Estado que dispõe de R$ 4 milhões para empréstimos a serem usados em pequenos sistemas de geração solar. 

“A primeira forma de economizar é eliminar os desperdícios, usar os equipamentos de forma eficiente e mudar a cultura dos funcionários”, resume a gerente de Relações com o Cliente Corporativo da Celpe, Ana Flávia da Câmara, acrescentando que a empresa disponibiliza cursos sobre a gestão da energia para os clientes empresariais. Os interessados podem obter mais informações sobre os cursos no e-mail [email protected]

A fabricante de cosméticos Hair Fly espera economizar cerca de R$ 20 mil este ano que deixarão de ser cobrados na conta de luz. A redução da conta começou no primeiro semestre depois que a empresa criou um programa de gestão da energia.

“O ar-condicionado é o grande responsável pelo consumo, só perdendo para as máquinas da produção. Desligamos o ar-condicionado três horas por dia”, conta o auxiliar administrativo da empresa Caio Medeiros. A iniciativa diminuiu em 14% o consumo. 

Na programação da Ilha de Inovação ocorrerão várias palestras sobre eficiência energética, mini e microgeração, mercado livre, entre outras iniciativas que podem resultar numa conta de luz menor. A programação completa do evento pode ser vista no www.mecanicane.com.br.

Últimas notícias