COMEMORAÇÃO

Seminário marca Dia da Doméstica no Recife

A programação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, na Avenida Agamenon Magalhães, também inclui panfletagem e plantão de atendimento do e-Social

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/04/2016 às 9:44
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
A programação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, na Avenida Agamenon Magalhães, também inclui panfletagem e plantão de atendimento do e-Social - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Para comemorar Dia do Trabalhador Doméstico, o grupo Interinstitucional de Promoção do Trabalho Doméstico Decente está realizando, na manhã desta quarta-feira (27), o seminário "Trabalho Doméstico, sim, com orgulho", na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE-PE), na Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife. A programação também inclui panfletagem e plantão de atendimento do e-Social.

O seminário está discutindo o papel social da trabalhadora doméstica, o enfrentamento da violência no ambiente de trabalho,  direitos previdenciários, perfil do trabalho doméstico em Pernambuco e as perspectivas para melhorar as condições do trabalho doméstico. Além da  Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, participam do debate o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e os sindicatos patronal e profissional da categoria.

Por volta das 7h desta quarta-feira (27), o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas realizou uma panfletagem em frente à sede da SRTE-PE, para denunciar as condições de trabalho e chamar a atenção da sociedade para o reconhecimento da profissão.

Haverá, também, durante esta quarta-feira (27), um plantão de atendimento para tirar dúvidas sobre o eSocial e um stand de orientação para o enfrentamento à violência de gênero.

O Brasil é o país com o maior número de empregados domésticos no mundo, são 7,2 milhões, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de acordo com o IBGE, 122 mil em Pernambuco. Segundo pesquisa divulgada em março pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  92% dos trabalhadores domésticos são mulheres, ocupação profissional de 5,9 milhões de brasileiras e que possuem nível de escolaridade em média de seis anos e meio.

DATA - A escolha do dia 27 de abril é uma homenagem à Santa Zita, que nasceu em 1218 em Lucca, cidade italiana. Ela começou a trabalhar aos 12 anos de idade como empregada doméstica na casa de uma família nobre e como era uma pessoa generosa, gastava o seu próprio salário ajudando aos pobres. Zita morreu em 27 de abril de 1278. Foi canonizada em 1696 pelo Papa Pio XII que a nomeou padroeira das empregadas domésticas.

GRUPO DE TRABALHO - O Grupo Interinstitucional de Promoção do Trabalho Doméstico Decente é formado pela Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, Ministério Público do Trabalho, Serviço Social no INSS, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Secretaria da Mulher do Estado e da Prefeitura do Recife, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, Sindicato dos Empregadores Domésticos, Associação das Donas de Casa, SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, Articulação Nacional das Mulheres Negras e ainda as universidades Federal e a Rural de Pernambuco.

SERVIÇO:

Seminário: Trabalho Doméstico, sim, com orgulho - pelo reconhecimento social da profissão

Data: 27 de abril (quarta-feira)

Horário: 8h30 às 12h

Local: Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE) Av. Agamenon Magalhães, 2000 - Espinheiro

Últimas notícias