Moeda virtual

Bitcoin começa a ser aceito como pagamento por empresas pernambucanas

A moeda pode ser usada para pagar restaurante e até escritório de advocaia

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 14/08/2016 às 8:42
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
A moeda pode ser usada para pagar restaurante e até escritório de advocaia - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Queridinha de investidores em todo o mundo, a moeda virtual bitcoin começa a conquistar empresários pernambucanos. Empresas de diferentes ramos – não apenas as ligadas a tecnologia – começaram a aceitar neste ano pagamentos através desse tipo de dinheiro. As vantagens são muitas, desde a facilidade de atender clientes de diferentes países sem precisar realizar nenhuma conversão até a tendência de valorização a longo prazo. Para se ter uma ideia, uma unidade de bitcoin vale atualmente pouco mais de R$ 1.860. Ao longo de 2015 sua valorização foi de 92%.

O restaurante La Douane, por exemplo, decidiu apostar nessa tendência e há quatro meses aceita pagamentos com a moeda virtual, que atualmente representa de 5% a 8% do faturamento mensal. “A expectativa é que esse percentual vá aumentando aos poucos, já que turistas estão priorizando cada vez mais lugares que aceitem a moeda, que facilita a viagem”, explica Emílio Macedo, sócio do restaurante.

O local funciona no Paço Alfândega, no bairro do Recife, e, por isso, a ideia é atrair tanto os turistas que visitam a cidade quanto o público que trabalha no Porto Digital. Para pagar a conta, o cliente pode usar o cartão fidelidade do restaurante ou cartões de crédito carregados com a moeda.

A proximidade com o polo tecnológico também foi o estímulo para o escritório de advocacia Cavalcanti Costa Maranhão passar a aceitar o pagamento de honorários em bitcoins. 

“Somos um escritório que atende a muitas empresas da área tecnológica. Estudamos muito o assunto, estamos avançando no estudo da natureza jurídica dessa moeda, então nada mais natural e coerente que aceitá-la como pagamento”, afirma a advogada sócia do escritório, Fernanda Maranhão.

A quantidade de empresas que aceitam a moeda em Pernambuco, no entanto, ainda é pequena na opinião do sócio da Tempest (empresa de segurança da informação) Marco Carnut. “Em São Paulo são inúmeras empresas que trabalham com bitcoins e recentemente Aracaju se destacou na mídia por ter pelo menos 50 empresas que aceitam a moeda. Considerando que temos uma estrutura como o Porto Digital na cidade, onde as pessoas gostam de dizer que são de vanguarda, deveríamos ter um número muito maior de empresas trabalhando com isso”, critica Carnut.

Receio

Para ele, os motivos que podem atrapalhar uma maior adesão empresarial no estado são o medo e o desconhecimento desse tipo de dinheiro. Por outro lado, ele garante que há grande interesse. “Todo evento que acontece aqui sobre o assunto acaba lotando”, diz.

Muito do receio das pessoas em apostar na moeda vem do fato de ela não pertencer a nenhum país e não ser emitida por nenhuma instituição de governo. A Receita Federal, no entanto, já a reconhece e aplicações feitas com bitcoins precisam ser declaradas. “O bitcoin vai ser no futuro o que a internet é hoje e as pessoas vão falar com muita desenvoltura sobre o assunto”, aposta Carnut.

Últimas notícias