DESCONTO

A nota fiscal eletrônica vai dar desconto no IPTU do Recife em 2017

O contribuinte terá que informar qual o imóvel que pode receber o abatimento de até 50% do tributo

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 01/11/2016 às 13:25
Sérgio Bernardo/JC Imagem
O contribuinte terá que informar qual o imóvel que pode receber o abatimento de até 50% do tributo - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:
A nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) em Recife vai dar um  desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017. A redução pode chegar até 50%.  No entanto, para conseguir a redução, o contribuinte terá que escolher o imóvel durante o mês de novembro. Terá direito ao abatimento, o cidadão adimplente com o município que informou o seu CPF ao pedir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e ) no Recife.  O crédito é gerado de notas fiscais de serviços solicitadas até o dia 31 de outubro de 2016.


Ao pedir a NFS-e informando o CPF/CNPJ, o cidadão acumula pontos para desconto no IPTU do ano seguinte. Para indicar o imóvel a ser contemplado com o benefício, o processo é simples e rápido. Basta acessar o ícone da NFS-e. Ele está dentro do banner "Finanças Atendimento ao Contribuinte", disponível no Portal da Prefeitura do Recife www.recife.pe.gov.br. Clicando na opção "Consulte seus Créditos", o contribuinte informa o CPF e senha e em seguida indica o imóvel que receberá o desconto.

 O contribuinte pode escolher um imóvel próprio ou ainda uma propriedade em nome de terceiros, desde que não possuam débitos em atraso com o município. O secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, destaca que as famílias podem concentrar o desconto num único imóvel, até o máximo de 50% do valor do IPTU, recolhendo normalmente os outros 50%. "Caso o cidadão disponha de créditos superiores a 50% do seu IPTU, ainda há a opção de escolher outros imóveis para usufruir do benefício", ressalta.

Ele ainda destaca que o  imóvel com débitos não regularizados está impedido de ser indicado para abatimento do IPTU, bem como o tomador do serviço que possuir dívida com o município. Se o débito estiver parcelado e com o pagamento em dia, a indicação pode ser feita normalmente. Os tomadores de serviços com débitos não regularizados estão impedidos de utilizar os créditos até que regularizem suas pendências.


COMO SOLICITAR 

1. Acessar a página www.recife.pe.gov.br e clicar no banner de "Finanças Atendimento ao Contribuinte"
2.  No ícone da NFS-e clicar em "Consulte seus Créditos", no menu da esquerda
3. Digitar CPF/CNPJ e senha. Caso ainda não tenha se cadastrado, o crédito não está perdido, basta clicar no link indicado e se cadastrar.
4. Checar os créditos e indicar os imóveis

Últimas notícias