REFINARIA

Ex-funcionários da Alusa protestam contra falta pagamento de rescisões

Prazo para empresa quitar débitos com trabalhadores se encerrou no último dia 3, após dois anos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/11/2016 às 14:56
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Prazo para empresa quitar débitos com trabalhadores se encerrou no último dia 3, após dois anos - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Ex-funcionários contratados da Alusa para trabalhar na obra da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo de Suape, realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (7) para denunciar a falta de pagamento das rescisões contratuais. O ato aconteceu na frente do escritório da Petrobras, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, com a intenção pressionar a estatal a interceder no caso. Segundo o plano de recuperação judicial da empresa contratada para a obra, o prazo para quitar as rescisões dos mais de 5 mil ex-funcionários - valor calculado em torno de R$ 103 milhões - terminou no último dia 3, mas nenhum pagamento foi efetuado. 

"Estamos aqui porque a Petrobras também é responsável pela obra. Ela foi a contratante do serviço e precisa interferir no processo", argumenta Antônio Carlos Bandeira, um dos funcionários dispensados. O grupo fechou a entrada do prédio onde funciona o escritório da estatal no início da manhã e só liberou a entrada de funcionários depois de agendar uma reunião com representantes da Petrobras. 

Durante a conversa, os membros da estatal afirmaram que a Petrobras já possui uma ação na justiça conta a Alusa pelo abandono da obra. Sendo assim, a empresa contratante também estaria sendo lesada e não poderia assumir a responsabilidade pelo que é devido aos trabalhadores. 

Sem pagar os ex-funcionários, a Alusa fica mais perto do início de processo de falência, o que dificulta ainda mais o recebimento das indenizações. 

ESPERA

Os ex-funcionários da Alusa aguardam o pagamento da rescisão dos contratos desde 2014, quando a empresa anunciou a saída das obras. O comunicado foi feito em novembro, mas meses antes os funcionários deixaram de receber seus salários e o pagamento dos planos de saúde já havia sido suspenso. Através da Justiça, os trabalhadores conseguiram o pagamento dos meses de atraso, mas continuam esperando o pagamento das indenizações.

Últimas notícias