IMÓVEIS

É hora de negociar aluguel com proprietário para evitar aumentos

Diante de disparidade entre indicadores de preços de alugueis, inquilino deve negociar

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 26/01/2017 às 9:27
Foto: Internet/Reprodução
Diante de disparidade entre indicadores de preços de alugueis, inquilino deve negociar - FOTO: Foto: Internet/Reprodução
Leitura:

O preço do aluguel de imóveis sofreu uma queda real (quando se considera a inflação para o período) de 8,95% no Brasil ao longo de 2016. O percentual revelado pelo Índice FipeZap vai de encontro ao aumento de 6,88% do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador usado como referência para o reajuste nos valores dos alugueis. Diante desse impasse, a recomendação dos especialistas é que inquilinos tentem negociar possíveis aumentos pedidos por proprietários, já que o mercado ruim não dá margem para reajustes.

“O IGP-M aumentando ou diminuindo tem reflexo no preço do aluguel. Mas, nesse momento que estamos vivendo, ainda há uma recessão e até os donos dos imóveis estão evitando cobrar mais”, explica o professor de economia da Faculdade dos Guararapes, Roberto Ferreira.

Ele destaca ainda que a manutenção dos preços podem ser interessantes também para os proprietários. “Se você tem um bom inquilino, não vai querer aumentar e correr o risco de perder”. Por isso, vale mais a cautela e aguardar o momento para que haja margem necessária para novos reajustes.

FIPEZAP

Segundo a série histórica do Índice FipeZap, 2016 foi o segundo ano consecutivo em que houve queda no preço médio dos imóveis alugados no Brasil. A pesquisa é feita mensalmente em 11 grandes cidades do País, incluindo o Recife. O acompanhamento dos preços é feito através de novos anúncios de imóveis para aluguel na internet.

Últimas notícias