INDÚSTRIA

Polo gesseiro sofre com o desaquecimento da construção civil

Empresas reduzem a produção

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 09/02/2017 às 20:04
Alexandre Belém/Acervo JC Imagem
Empresas reduzem a produção - FOTO: Alexandre Belém/Acervo JC Imagem
Leitura:

Muitas empresas do Araripe estão reduzindo a produção, demitindo funcionários e algumas até fechando as portas. “A crise é avassaladora e está ligada à inércia da construção civil. O polo gesseiro está falindo. Temos casos de empresas que reduziram a produção em 60%”, conta o diretor do escritório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) no Araripe, Meton Carvalho. 

Quase 100% das empresas do polo gesseiro do Araripe têm na construção civil o seu principal cliente. “A minha ideia é vender ou fechar a fábrica, porque não há mais condições de produzir”, diz o administrador da Marília Gesso, Ezequiel Araújo de Andrade. A planta fica em Araripina e reduziu em 60% a sua produção. Já chegou a empregar 35 pessoas, das quais 12 continuam trabalhando. 

REDUÇÃO

A diminuição da produção fez os custos da empresa se tornarem maiores do que o preço da venda do produto, de acordo com Ezequiel. Ou seja, a empresa perdeu escala. A companhia produzia principalmente para a construção civil e o mesmo grupo possui outra empresa em São Paulo que aplica gesso nos imóveis em construção. “Atualmente, é mais vantagem comprar gesso de outro produtor em São Paulo do que continuar produzindo no Araripe”, resume Ezequiel. A empresa começou a operar em 2012 depois de um investimento de R$ 6 milhões.

 

Últimas notícias