NEGÓCIOS

Empresas receberão certificação no programa de capacitação para a Jeep

O programa de capacitação foi feito em parceria com o Sebrae-PE e a fábrica da Jeep

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 28/07/2017 às 14:59
Foto: Acervo/JC Imagem
Produção total da fábrica da Jeep começa no próximo dia 27 e só será retomada em 21 de abril - FOTO: Foto: Acervo/JC Imagem
Leitura:

O projeto “Fiat Chrysler/Sebrae Cadeia de Valor Automotiva” termina com a certificação de 45 das 50 empresas que participaram do programa que realizou consultorias, palestras, oficinas e cursos direcionados aos empreendimentos que desejavam vender seus bens e serviços para a fábrica da Jeep em Goiana, na Mata Norte. A certificação ocorrerá num evento que será realizado, a partir das 19h, no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem, na segunda-feira (31/07). Na ocasião, vai acontecer também o lançamento do Programa de Qualificação de Fornecedores de Excelência.

As empresas participantes conseguiram aumentar a lucratividade em 6%, elevar em 20 pontos a maturidade da gestão e tornar as empresas aptas a fornecerem para grandes indústrias. O programa foi promovido pelo Sebrae em Pernambuco em parceria com FCA /Jeep. As integrantes do grupo também reduziram os seus custos de produção em 10%.

“Das 50 empresas integrantes, 45 serão certificadas. Conseguimos criar uma rede de relacionamento entre as empresas participantes do projeto. Elas passaram a realizar negócios entre elas, suprindo uma demanda existente”, destaca Cândida Moreira, analista do Sebrae. O projeto também permitiu a geração de negócios diretamente com o setor de compras da Unidade da Jeep, além da parceria com outras instituições, como o Senai, Banco do Nordeste e Agefepe (Agência de fomento ao crédito do governo do Estado).

Uma rodada de negócios superou as expectativas dos fornecedores e oportunizou que os produtos e serviços fossem oferecidos para outras grandes empresas. “Os participantes ficaram tão satisfeitos que 80% já aderiram ao novo Programa de Qualificação de Fornecedores. Apesar de todo o sucesso obtido, sentimos que ainda falta às grandes empresas uma política diferenciada que promovam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Elas deveriam seguir o exemplo da FCA/Jeep”, ressalta Cândida Moreira.

NOVO PROJETO

O Programa de Qualificação de Fornecedores de Excelência, que será lançado no Encontro Empresarial, é um projeto focado na competitividade industrial. O programa será realizado através de quatro estratégias: desenvolvimento empresarial com fornecedores, atendimento por meio de um consultor padrinho, ações com foco no mercado e atendimento por necessidade temática.

Como parte da parceria criadora do programa, o Sebrae vai disponibilizar uma equipe de consultores especializados, além de realizar treinamentos e capacitações para os empresários e suas equipes em áreas como planejamento, finanças, estoque, logística, processos, gestão de pessoas e inovação, entre outros. Para as empresas participantes, os principais benefícios são a riqueza de conteúdo, a troca de experiências, o aperfeiçoamento no formato dos negócios e o acompanhamento por um consultor padrinho.

Últimas notícias