Tributos

Prefeitura do Recife abre temporada de desconto no IPTU

Contribuinte que informou CPF na nota fiscal já pode indicar imóvel

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 01/11/2017 às 10:56
Guga Matos/JC Imagem
Contribuinte que informou CPF na nota fiscal já pode indicar imóvel - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O contribuinte que informou seu CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) quando adquiriu algum serviço no Recife já pode solicitar seu desconto no pagamento do IPTU de 2018. Durante todo o mês de novembro, desta quarta (1) até o dia 30,  é possível indicar o imóvel que vai receber o desconto de até 50%. 

Toda vez que solicita a nota de prestação de serviço com número do CPF, o cidadão recebe um crédito de 30% do valor pago de ISS. As notas fiscais de serviços emitidas até 31 de outubro de 2017 geraram créditos que podem ser utilizados pelos contribuintes.

Para indicar o imóvel a ser contemplado com o benefício é preciso consultar os créditos no banner "Desconto IPTU 2018 Indique aqui seu imóvel" disponível no site da Prefeitura do Recife www.recife.pe.gov.br e, em seguida, indicar o imóvel que receberá o desconto. Caso ainda não seja cadastrado, o contribuinte precisa clicar no link indicado e realizar o cadastro.

O desconto no IPTU é garantido pela lei 17.408/2008, que dispõe sobre a geração e utilização de créditos tributários para tomadores de serviços por meio da NFS-e. O contribuinte pode escolher um imóvel próprio ou ainda uma propriedade em nome de terceiros, desde que não possua débitos em atraso com o município.

ESCOLHA DO IMÓVEL

Não é preciso ser proprietário de um imóvel para obter o desconto. O contribuinte pode indicar a propriedade de um parente ou amigo e também concentrar o abatimento do valor em um único imóvel até o máximo de 50% do valor do IPTU, recolhendo normalmente os outros 50%. Caso o cidadão disponha de créditos superiores a 50% do seu IPTU, ainda há a opção de escolher outros imóveis para usufruir do benefício.

A legislação não vale para imóveis com débitos, que estão impedidos de serem indicado para abatimento do IPTU. A mesma regra vale para o tomador do serviço que tem dívida com o município. Se o débito estiver parcelado e com o pagamento em dia, a indicação pode ser feita normalmente. Os tomadores de serviços com débitos não regularizados estão impedidos de utilizar os créditos até que regularizem suas pendências.

A orientação é sempre, ao contratar um serviço, solicitar a emissão da NFS-e e informar ao prestador o seu CPF. Devem emitir a NFS-e estabelecimentos como estacionamentos, academias de ginástica, escolas particulares, faculdades, cursos preparatórios para concursos e vestibulares, cursos de idiomas, lavanderias, barbearias, salões de beleza, clínicas de estética, hotéis, pousadas, motéis, oficinas mecânicas, oficinas de eletrodomésticos e computadores, hospitais, clínicas, laboratórios, gráficas, lava-jatos, casas de recepções, festas infantis, pet shops, veterinários, entre outros serviços.

Entenda como solicitar o desconto no IPTU

Últimas notícias