CARIDADE

Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para doações

Fundação Terra, por meio da campanha Doação sem Dor, sensibiliza a sociedade a doar

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 26/12/2017 às 6:05
Foto: Divulgação
Fundação Terra, por meio da campanha Doação sem Dor, sensibiliza a sociedade a doar - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Ainda restam três dias para dar uma destinação nobre a parte do seu Imposto de Renda. Até o último dia útil do ano, pessoas físicas e empresas podem fazer uma doação com o valor equivalente a 6% do IR de 2017 e abater na declaração de 2018. Por meio da campanha Doação sem Dor, a Fundação Terra sensibiliza a sociedade a doar e esclarece as dúvidas.

As doações por meio do IR equivalem a três meses de manutenção de duas escolas e duas creches mantidas pela Fundação Terra nas zonas urbana e rural de Arcoverde, no Sertão do Estado. “O empresário pode fazer o bem sem aumentar suas despesas. Vai levar felicidade para crianças e idosos sem gastar nada”, reforça Padre Airton Freire, criador e presidente da Fundação Terra.

A pessoa física pode fazer um depósito na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Arcoverde. Depois, é necessário apresentar o demonstrativo do depósito para a Fundação Terra, que solicitará a emissão do recibo. “Uma vantagem é que o doador sabe que os recursos doados serão destinados a uma instituição séria. Ele poderá acompanhar a execução do trabalho”, comenta a coordenadora de Mobilização de Recursos, Chames Balladares.

PESSOAS JURÍDICAS

Já as empresas que declaram o IR pelo Lucro Real podem contribuir com 1% do valor do IR devido e depositar no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e mais 1% no Fundo Municipal do Idoso. Ainda é possível destinar 4% pela Lei Rouanet. “É importante que o total não ultrapasse os 6%”, comenta o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE), José Campos. Ele sugere aos empresários que conversem com seus contadores sobre essa forma de doação, que não custa nada e é muito segura. “O contador vai saber como emitir o Darf, fazer o pagamento e registrar na declaração do IR”, resume.

As doações serão destinadas a 900 crianças e adolescentes atendidas pela Fundação Terra, por meio de escolas e creches, em Arcoverde, além dos dois abrigos para idosos em Arcoverde e Sertânia, no Sertão do Estado. As empresas também podem contribuir para o projeto cultural da instituição chamado Cultura e Arte por Toda Parte, que tem o objetivo de reforçar a cultura de danças tradicionais da região, a exemplo do samba de coco e do maracatu.

Mais informações sobre a campanha Doação sem Dor estão disponíveis no site da Fundação Terra.

Últimas notícias