MERCADO IMOBILIÁRIO

Abecip: Recife tem maior variação de preço dos imóveis em abril

No acumulado dos últimos 12 meses e do primeiro quadrimestre do ano, a variação ainda é negativa

Estadão Conteúdo e JC Online
Cadastrado por
Estadão Conteúdo e JC Online
Publicado em 21/05/2018 às 16:37
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
No acumulado dos últimos 12 meses e do primeiro quadrimestre do ano, a variação ainda é negativa - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

O preço nominal médio dos imóveis residenciais em nove capitais do País subiu 0,02% em abril, mostrando uma ligeira desaceleração frente aos 0,06% de março. O Recife, no entanto, foi a capital que apresentou a maior variação de alta nominal do preço dos imóveis, com 0,07% no mês passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), cuja pesquisa considera os valores dos imóveis vendidos por meio de financiamento.

Já no acumulado do primeiro quadrimestre, os preços recuaram 0,35%, enquanto nos últimos 12 meses caíram 0,29% em todo o País. Na capital pernambucana, nos últimos 12 meses e comparando os índices de janeiro a abril entre 2017 e 2018, as variações foram negativas em, respectivamente, - 0,91% e - 1,11%.

Além do Recife, seis das nove capitais monitoradas tiveram alta nominal dos preços. Esses foram os casos de Fortaleza (0,03%), Goiânia (0,02%), São Paulo (0,02%), Belo Horizonte (0,03%), Curitiba (0,02%) e Porto Alegre (0,04%). As exceções foram Salvador (-0,01%) e Rio de Janeiro (-0,01%).

O resultado

Segundo a Abecip, a recuperação do mercado imobiliário ainda é limitada pelo avanço pequeno da massa salarial no País e pela defasagem entre a taxa básica de juros e as taxas efetivamente cobradas pelos bancos no financiamento aos compradores de imóveis.

Últimas notícias