AGRESTE

Caruaru decreta estado de emergência devido à crise dos combustíveis

Uma das medidas em destaque foi o contingenciamento de toda a frota de veículos, de forma a permitir o funcionamento dos serviços públicos de urgência

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/05/2018 às 8:00
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Uma das medidas em destaque foi o contingenciamento de toda a frota de veículos, de forma a permitir o funcionamento dos serviços públicos de urgência - FOTO: Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura de Caruaru decretou, nessa quinta-feira (24), situação de emergência devido à falta de abastecimento de combustíveis por conta da greve dos caminhoneiros, que acontece desde a última segunda-feira (21). Segundo nota do Comitê de Gestão de Crise, liderado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), um diagnóstico apontou o impacto na disponibilidade de água, alimentos, medicamentos e outros insumos ligados às políticas públicas.

Uma das medidas em destaque foi o contingenciamento de toda a frota de veículos, de forma a permitir o funcionamento dos serviços públicos de urgência. Também foi organizada uma convocação da sociedade civil e das forças de segurança que atuam no município, para buscar, principalmente, uma solução conjunta em relação a essa situação excepcional.

Serviços

A Secretaria de Educação suspendeu, já no turno da noite dessa quinta (24), as aulas da rede municipal de ensino. Ficou decidido que, assim que a situação estiver completamente resolvida, as atividades serão retomadas.

Já a Secretaria de Saúde, explicou que os serviços ambulatoriais especializados, centros de saúde, UPA’s, hospitais e demais unidades de funcionamento 24 horas, terão seus serviços mantidos normalmente. Para o atendimento das Unidades Básicas de Saúde e do prédio administrativo, as atividades serão encerradas a partir do 12h desta sexta.

A Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru (Destra), informa que os ônibus que fazem o transporte coletivo nas linhas urbanas continuam com a frota reduzida. A medida tem caráter emergencial e visa garantir a continuidade dos serviços de transportes, segundo nota.

Em relação a coleta de lixo nos bairros, a Secretaria de Serviços Públicos informou que os serviços serão reduzidos. Também foram suspensos os serviços de capinação, mas os serviços de manutenção da iluminação, por enquanto, seguem. Foi informado pela Secretaria, que os principais fornecedores de carne serão contatados para garantir a comercialização na feira, durante o final de semana.

Acordo

Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Eduardo Guardia (Fazenda) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) anunciaram, na noite dessa quinta-feira (24),  no Palácio do Planalto, que foi fechado acordo com entidades representantes dos caminhoneiros para suspensão dos protestos da categoria por 15 dias, quando as partes voltarão a se reunir. 

Mas, mesmo após acordo com o Governo Federal e a suspensão da greve por um período de 15 dias, os caminhoneiros continuam mobilizados em rodovias de Pernambuco. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os bloqueios desta sexta-feira (25) acontecem em vias do Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Nos pontos de interdição, veículos de pequeno porte, ambulâncias, ônibus e caminhões com cargas para hospitais estão conseguindo passar.

Últimas notícias