NEGÓCIOS

Pernambuco ganha estudo sobre potencial econômico do mar

Levantamento realizado há mais de dez anos pela PWC em Portugal começa a ser feito no estado

Luiza Freitas
Cadastrado por
Luiza Freitas
Publicado em 07/12/2018 às 6:46
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Levantamento realizado há mais de dez anos pela PWC em Portugal começa a ser feito no estado - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

Pernambuco irá receber no primeiro trimestre de 2019 um importante estudo para ajudar a desenvolver os mais variados setores da economia que estão relacionados ao mar. Realizada pela consultoria PWC há mais de dez anos em Portugal, a pesquisa é pública, servindo de base para orientar ações de governo e empresas privadas sobre os desafios e potenciais negócios, que vão do turismo à extração de petróleo.

No Brasil, a primeira compilação de dados foi realizada no Ceará, que no ano passado ganhou a sua edição do “Leme”, como são chamadas as publicações da PWC a respeito do tema. “Nossa intenção é mostrar que existe mais valor no mar quando se olha o conjunto das atividades. Muitos negócios não vão adiante porque não olham o oceano como uma coisa maior, mais complexa e cheia de peculiaridades”, explica o sócio da consultoria na cidade do Porto (Portugal), Miguel Marques.

Em visita pela primeira vez a Pernambuco para tratar do tema, Marques se reúne hoje com representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha.

SETORES

Na publicação que trata do Ceará, foram analisados quatro grandes temas: portos, energia, pesca e turismo e lazer. Cada área é subdividida de acordo com suas variáveis, que podem estar em crescimento ou queda. A ideia do estudo é também, a partir de uma base comparativa ao longo do tempo, explicar o motivo da aceleração de cada setor.

Em Pernambuco, as áreas analisadas serão montadas de acordo com o que já é produzido no Estado – extração de petróleo, por exemplo, não será contemplada. “O nosso estudo será base para um diagnóstico do que está acontecendo nos negócios que usam o mar e chamar atenção sobre seus resultados”, afirma o sócio da PWC no Recife, Vinícius Rêgo. A previsão é que o estudo seja concluído em dois meses a partir do início da coleta dos dados.

Últimas notícias