GPTW

Palestras discutem a força da mulher no mundo corporativo

Ambientes de trabalho ainda são marcados por desigualdades de gênero, mas assunto precisa entrar em pauta

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/03/2019 às 15:30
Luiz Pessoa/JC360
FOTO: Luiz Pessoa/JC360
Leitura:

Mesmo com um nível educacional mais alto que o dos homens, as mulheres ainda ganham, em média, três quartos dos salários ofertados às pessoas do sexo masculino. A desigualdade foi apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no seu estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado no ano passado.

Essa é apenas uma das desvantagens da mulher no mercado de trabalho; a representatividade feminina também anda baixa. Em 2017, as mulheres ocupavam apenas 10,5% dos cargos para deputados federais, por exemplo. E o setor privado também mostra essa diferença. No prêmio Melhores Empresas Para Trabalhar, do Instituto Great Place To Work (GPTW), apenas 37% das colaboradoras entrevistadas eram mulheres, e apenas 15% estavam em cargos de gestão.

Para levantar o debate e trazer esse assunto à tona, o instituto GPTW promoveu, ontem, o ciclo de palestras “A força global da mulher no mundo corporativo”, realizado na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no centro da cidade - única representante de Pernambuco na lista nacional de Melhores Empresas para as Mulheres Trabalharem. Foram convidadas a primeira mulher a chegar ao cargo de CEO da Federação Mundial de Recursos Humanos, Leyla Nascimento, e a analista de dados do GPTW, Lina Nakata.

“Não é só uma questão de equidade de gênero”, afirma a diretora executiva do GPTW em Pernambuco, Danielle Maciel. “A gente não pode ter vergonha de falar sobre o tema. É uma realidade, então a gente precisa falar. A gente não está tendo nem espaço para lutar por uma igualdade. Não estamos sendo inseridas no mercado de trabalho”, diz, justificando a importância do evento.

Luiz Pessoa/JC360
Leyla Nascimento, primeira mulher a ocupar o cargo de CEO da Federação Mundial de Recursos Humanos. - Luiz Pessoa/JC360
Luiz Pessoa/JC360
Maria dos Graças Soares (Fafire), Dani Maciel e Lina Nakata (GPTW) e Leyla Nascimento (WFPMA) - Luiz Pessoa/JC360
Luiz Pessoa/JC360
Debate sobre o papel e a força da mulher no mundo corporativo foi realizado na Fafire, na quinta. - Luiz Pessoa/JC360
Luiz Pessoa/JC360
Analista de dados do GPTW, Lina Nakata, fala dos números do Instituto relacionados ao gênero. - Luiz Pessoa/JC360
Luiz Pessoa/JC360
Debate sobre o papel e a força da mulher no mundo corporativo foi realizado na Fafire, na quinta. - Luiz Pessoa/JC360

Ainda nos dados da pesquisa nacional das Melhores Empresas Para Trabalhar, Lina Nakata destaca que menos de 10% dos assentos nos conselhos administrativos eram ocupados por mulheres, o que faz com que o gênero ainda seja relativamente ausente de papeis estratégicos nas empresas entrevistadas pelo instituto. Mas não se pode esperar que o equilíbrio venha de forma automática – é preciso trabalhar para isso. Os ambientes mais favoráveis às mulheres tinham alguns pontos em comum. “Nessas empresas, a gente vê práticas de proatividade para a mulher, ações afirmativas e principalmente liderança engajada. Se a liderança não está comprando a causa, ela não consegue promover igualdade também”, pontua.

Para Leyla, apesar de os números ainda serem alarmantes, já são percebidos importantes avanços. “O caminho já está sendo traçado quando a gente vê que a maioria da força de trabalho com ensino superior vem das mulheres. Elas estão buscando muito conhecimento, traçando uma trajetória de carreira e ocupando seu espaço por mérito. Essa busca incessante de saber se dá porque elas sabem que o tempo gasto nessa conquista é longo”, conclui. 

Últimas notícias