Polícia

Segunda fase da operação Mar Aberto cumpre mandados de busca e apreensão

Nesta fase, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/05/2019 às 7:57
Foto: PCPE/Divulgação
Nesta fase, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar - FOTO: Foto: PCPE/Divulgação
Leitura:

A polícia Civil de Pernambuco e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) dão início, nesta quinta-feira (30), à segunda fase da operação Mar Aberto, que investiga crimes de lavagem de dinheiro, crimes tributários e de organização criminosa. Nesta fase, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo juiz da Vara de Crimes Contra a Administração Pública e Contra a Ordem Tributária. Cerca de 50 policiais civis participam da operação Mar Aberto II.

As investigações são coordenadas pela Diretoria de Operações da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Diresp) e supervisionadas pela chefia de Polícia. Os trabalhos da polícia tiveram início em dezembro de 2017, com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa.

Operação Mar Aberto

A primeira fase da operação foi desencadeada no início do mês de maio e foram cumpridos nove mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão domiciliar. O principal estabelecimento investigado foi a Belmar Comércio Náutico LTDA., cujo sócio administrador era José Pinteiro da Costa Neto, que responde por 77 execuções fiscais. Juntamente com familiares e "laranjas", o empresário usou empresas de fachada, principalmente do setor náutico, para sonegar os tributos.

Das 11 empresas averiguadas, apenas três possuíam empregados registrados, e muitas eram constituídas no mesmo endereço e atuavam na mesma atividade. O grupo econômico movimentou R$ 358 milhões em cinco anos, e acumulou débito de R$ 65 milhões em tributos sonegados. Entre os integrantes da organização criminosa que foram presos na operação estão a esposa e filhos de José Pinteiro Neto, um deles sendo o DJ Jopin, como é chamado.

Últimas notícias