entrevista

'Não precisamos ter pavor, mas medo', diz Silvio Meira sobre mercado de trabalho

Para o professor, é preciso ter medo, sim, da substituição do humano pela máquina, mas não pavor. Segundo ele, esse processo é irreversível, mas o que vai mudar são os tipos de trabalho

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/10/2019 às 13:50
Foto: Arquivo/JC Imagem
Para o professor, é preciso ter medo, sim, da substituição do humano pela máquina, mas não pavor. Segundo ele, esse processo é irreversível, mas o que vai mudar são os tipos de trabalho - FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

O debate da Super Manhã da Rádio Jornal tratou nesta quinta-feira (10) sobre as profissões do futuro. A mesa foi formada pelo cientista, doutor em ciência da computação e idealizador do Porto Digital Silvio Meira, o professor Fernandinho Beltrão, o advogado trabalhista Marcos Alencar e o estudante de ciência da computação e jornalista Elton Ponce.

Entre os assuntos abordados está a substituição dos postos de trabalho atuais por robôs. Para o professor Silvio Meira, é preciso ter medo, sim, da substituição do humano pela máquina, mas não um pavor. Segundo ele, esse processo é irreversível, mas o que vai mudar são os tipos de trabalho.

"A gente precisa entender o espectro de mudanças que a sociedade tá passando. A gente está passando pela mudança mais profunda e mais larga que a humanidade já passou. O mundo mudou. As profissões do futuro vão passar, por exemplo, por gente que faz arquiteturas de sistemas robóticos. O mundo está sendo reescrito em software. A gente precisa ter medo. Não medo pavor, mas medo temor", explicou, ressaltando a importância da qualificação.

Ouça a íntegra do debate

Últimas notícias