educação

Silvio Meira diz quatro competências fundamentais para o mercado de tecnologia

Para o idealizador do Porto Digital, a primeira delas é a matemática; veja as demais

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/10/2019 às 14:23
Foto: Arquivo/JC Imagem
Para o idealizador do Porto Digital, a primeira delas é a matemática; veja as demais - FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

O debate da Super Manhã da Rádio Jornal tratou nesta quinta-feira (10) sobre as profissões do futuro. A mesa foi formada pelo cientista, doutor em ciência da computação e idealizador do Porto Digital, Silvio Meira, o professor Fernandinho Beltrão, o advogado trabalhista Marcos Alencar e o estudante de ciência da computação e jornalista Elton Ponce.

>>> 'Não precisamos ter pavor, mas medo', diz Silvio Meira sobre mercado de trabalho

Entre os assuntos abordados, a formação de novos alunos no novo mundo de trabalho atual. Para o professor Silvio Meira, quatro competências são primordiais para um bom ingresso na área de tecnologia, consequentemente no "novo mundo" do trabalho: matemática, língua-mãe, língua estrangeira, e lógica de programação.

Matemática

"Primeira coisa: aprender matemática. Matemática é um instrumento para equacionar o mundo. Seja lá qual for sua profissão, matemática ajuda você a modelar o mundo, mexer nas equações e tentar colocá-las de volta no mundo, com um projeto por exemplo", explicou.

Língua-mãe

"Aprenda português profundamente, fluentemente, para entender poemas complexos de João Cabral de Melo Neto, por exemplo."

Língua estrangeira

"Precisamos aprender a falar fluentemente inglês. Todos. Motoristas de uber, táxi, policiais. O mundo é muito grande, todos falam inglês."

Programação

É importante aprender uma língua particular estrangeira chamada lógica de programação", explica o professor, referindo-se à linguagem necessária para programas de computador.

Ouça a íntegra do debate

Últimas notícias