CONTEÚDO

Jornalismo: experiência da Rede Nordeste em debate no SJCC

O evento Marcas Além do Papel – A experiência da Rede Nordeste, que reúne JC, O Povo e Correio acontece nesta terça-feira (29)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/10/2019 às 9:35
Arte/JC
O evento Marcas Além do Papel – A experiência da Rede Nordeste, que reúne JC, O Povo e Correio acontece nesta terça-feira (29) - FOTO: Arte/JC
Leitura:

O Jornal do Commercio promove, nesta terça-feira (29), no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em Santo Amaro, Centro do Recife, o evento Marcas Além do Papel – A experiência da Rede Nordeste, projeto que também inclui os jornais O Povo, do Ceará, e Correio, da Bahia. O encontro vai reunir representantes dos veículos, estudantes, pesquisadores e profissionais de comunicação para discutir a forma como o conteúdo que nasce dessas três marcas está se reinventando.

“A ideia é compartilhar o que essas três marcas tradicionais do Nordeste, oriundas do jornal impresso, têm feito de importante para ir além do que é produzir conteúdo em papel. Hoje, elas trabalham na produção de conteúdo extremamente multiplataforma”, explica o diretor de redação Laurindo Ferreira, que levará o exemplo do JC ao debate.

A editora-chefe Linda Bezerra representará o Correio. “A comunicação passa por uma transformação, e esses três jornais têm experiências distintas e vão mostrar de que modo estão atravessando esse deserto de mudanças”, afirma.

O diretor-executivo de redação Erick Guimarães trará a experiência do jornal O Povo. “Devemos pensar na plataforma do jornalismo e em que medida podemos nos aproximar das pessoas e que esforços essas marcas têm feito para se aproximar cada vez mais de seus leitores”, disse.

O articulista do JC e coordenador do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Juliano Domingues, completa a lista de debatedores. “O público pode esperar uma boa conversa sobre as mudanças na área da comunicação e das tecnologias a ela associadas. Essas transformações impactaram vários aspectos das nossas vidas, desde a maneira como escutamos música, nos relacionamos com amigos e parentes e, claro, como consumimos notícia.”

Inscrições

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo site ou pelo e-mail [email protected]. O encontro ocorre das 9h às 12h, com credenciamento entre 8h e 9h. O SJCC está localizado na Rua Capitão Lima, 250.

Rede Nordeste

Desde maio de 2018, JC, O Povo e Correio estão em compartilhamento constante de conteúdo para oferecer um panorama ainda mais abrangente do Nordeste.

São compartilhadas notícias locais do dia a dia dos Estados, de cultura, economia, política e esportes produzidas pelas equipes nas redações do Recife, de Salvador e de Fortaleza. Juntos, os três veículos reúnem cerca de 90 mil assinantes, contam quase 80 milhões de acessos mensais em seus portais e mantêm milhões de seguidores nas redes sociais.

“É um projeto onde compartilham seus conteúdos três marcas importantes do jornalismo nordestino. É um projeto inovador e de força jornalística em tempos fake news. Para esse grupo, a melhor vacina contra notícia falsa é jornalismo de credibilidade”, pontuou o diretor de Redação do JC, na época em que o projeto foi lançado.

Últimas notícias