APLICATIVOS

Aplicativos vão cobrar mais caro perto do reveillon

Para quem pretende usar aplicativos de transporte ou de entregas de comida no dia de hoje é bom levar em conta o aumento no preço dos serviços

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/12/2019 às 12:13
Foto: acervo JC/Imagem
Para quem pretende usar aplicativos de transporte ou de entregas de comida no dia de hoje é bom levar em conta o aumento no preço dos serviços - FOTO: Foto: acervo JC/Imagem
Leitura:

Se você vai aproveitar a festa do réveillon na casa de parentes ou em polos de animação espalhados pela cidade, e vai depender dos aplicativos de transporte ou de entrega de comida, é bom ficar ligado nos preços. As facilidades e a comodidade oferecida pelos apps tem um preço que costuma ficar mais caro nos momentos de maior demanda.

É o caso da tarifa dinâmica, que pode encarecer uma corrida em até 3 vezes o preço convencional.  Segundo informação da própria Uber em seu site, quando a demanda por viagens aumenta, os preços variam para incentivar que mais motoristas se conectem ao aplicativo. Se a oferta de motoristas subir e o número de solicitações cair por conta dos preços elevados, os preços voltam ao normal. Por isso, uma dica da própria empresa é esperar alguns minutos até que o pique das chamadas diminua e os preços das viagens volte ao normal ou próximo disso. A empresa 99 informou através de nota que "nas sazonalidades como o fim de ano, onde ocorre maior número de solicitações, a plataforma busca atrair ainda mais motoristas parceiros, reduzindo o tempo de espera. Importante ressaltar que o preço final da corrida leva em conta componentes como tempo de duração da corrida e distância percorrida".

A tarifa dinâmica pode acontecer a qualquer momento mas, baseado nos anos anteriores, as corridas através de aplicativos de transporte devem ficar mais caras cerca de uma hora antes da meia-noite de hoje (31) e até as 3 horas da madrugada de amanhã (1). Outra dica para economizar é checar o preço da corrida em mais de um aplicativo de transporte e optar pelo que estiver mais barato. Ou ainda, optar pelo táxi já que o valor da viagem cobrada no taxímetro não varia como nos aplicativos. Neste caso, é bom ter antes uma ideia de quanto custa a viagem entre o ponto de origem e o destino quando feita pelo táxi.

APLICATIVOS

Em relação aos aplicativos de entregas de comida, não existe a tal tarifa dinâmica mas,  na pratica, o preço de entrega também pode variar. Como boa parte dos restaurantes e fast-foods estarão fechados no início da noite do réveillon, será mais difícil efetuar os pedidos ao longo da tarde. O estudante Gabriel Albertin costuma utilizar aplicativos para entrega de comida. Ele encomendou um prato para a ceia de hoje à noite em uma padaria da Zona Norte do Recife e já percebeu algumas diferenças. “Tive dificuldade em encontrar entregadores disponíveis e o tempo de espera foi maior que o normal. Além disso, o preço de entrega que antes era em torno de R$ 6 para o meu endereço hoje foi de R$ 10”, disse Gabriel.

Últimas notícias