PRODUTOS E SERVIÇOS

Região Metropolitana do Recife registra aumento de 0,78% em prévia da inflação de janeiro

IPCA-15 teve aumento de 0,78% na Região Metropolitana do Recife

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 23/01/2020 às 14:26
Foto: Reprodução
O relatório Focus trouxe ainda a projeção para o IPCA em 2023, que seguiu em 3,25% - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (23), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de janeiro, que mede a prévia da inflação oficial. O IBGE analisou os preços de produtos e serviços entre os dias 12 de dezembro e 14 de janeiro e a taxa registrada pelo país foi de 0,71% - abaixo da taxa de 1,05% registrada em dezembro e acima dos 0,30% de janeiro de 2019.

 

Segundo a pesquisa, nos índices regionais, todas as regiões pesquisadas apresentaram alta de dezembro para janeiro. A variação de preços no Recife teve variação muito próxima a do país, registrando taxa de 0,78% no IPCA-15 para janeiro, acima dos 0,60% registrados em dezembro.

Leia mais: Ademi-PE espera que Caixa lance financiamento indexado ao IPCA para construtoras

Regionalmente, o maior resultado foi observado na região metropolitana de Belém (1,13%), influenciado pela alta do frango inteiro (9,12%). Já o menor índice foi registrado em Brasília (0,29%), por conta da queda verificada nos preços das passagens aéreas (-7,69%). 

Variação de preços por produtos e serviços

Para a Região Metropolitana do Recife, o produto que teve maior variação de preço foi o filé-mignon, que aumentou 22,46%, seguido pela batata-inglesa (18,08%), pelo contrafilé (15,03%) e pelo tomate (12,6%). 

Entretanto, os preços de serviços como passagem de ônibus urbano, intermunicipal e interestadual não tiveram variação. 

Leia mais: Empresários dizem que aumento zero da passagem de ônibus no Recife pode sucatear ou levar sistema ao colapso

Ao mesmo tempo, alguns produtos variaram com queda de preço. É o caso das passagens aéreas, que diminuíram 6,4% no Recife, registrando a maior queda na região. Os artigos de limpeza caíram 0,16% e o peixe-pescada registrou queda de 4,32%. 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 

O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação no país e o IPCA-15 é uma prévia desta taxa oficial. Quando os preços nas prateleiras do supermercado aumentam, por exemplo, o índice sobe. 

Nesta análise de preços de produtos e serviços, o IPCA considera as seguintes categorias: alimentação e bebidas, artigos de residência, comunicação, despesas pessoais, educação, habitação, saúde e cuidados pessoais, transportes e vestuário.

Últimas notícias