De olho na Copa

Estrelas na Copa: Cristiano e Salah são as apostas de Portugal e Egito

Cotados para ganhar para ganhar o prêmio de melhor do mundo na FIFA, Cristiano e Salah tem a missão de guiarem suas seleções na Copa da Rússia

Vinícius Barros
Cadastrado por
Vinícius Barros
Publicado em 27/04/2018 às 22:02
AFP
Cotados para ganhar para ganhar o prêmio de melhor do mundo na FIFA, Cristiano e Salah tem a missão de guiarem suas seleções na Copa da Rússia - FOTO: AFP
Leitura:

De um lado, um craque em busca de coroação para uma carreira estelar. Do outro, um fenômeno em ascensão meteórica, vivendo a fase mais avassaladora da carreira. Portugal e Egito chegam para a Copa do Mundo com destaques que possuem trajetórias distintas mas que, no atual momento, compartilham um brilho semelhante. A caminho do seu quarto mundial, Cristiano Ronaldo lidera mais uma vez a peregrinação portuguesa em busca de alcançar o primeiro escalão do futebol. Já Mohamed Salah é a principal esperança dos egípcios, que almejam chegar pelo menos às oitavas de final.

Revigorada após a conquista da Euro 2016, a seleção portuguesa aposta suas fichas em Cristiano Ronaldo. Como portfólio, o atacante do Real Madrid esbanja a eficiência diante dos goleiros adversários, tendo na Liga dos Campeões o palco principal de suas apresentações. Nesta edição, já marcou 15 gols em 11 jogos, feito que o torna artilheiro e principal arma de sua equipe para a reta final da Champions. A pintura de bicicleta registrada no triunfo por 3x0 diante da Juventus, em Turim, na ida das quartas de final, é um retrato da opulência do atacante no certame europeu. Obstinado em alcançar o sexto prêmio de melhor do mundo pela Fifa (e ultrapassar o rival Lionel Messi), o ‘gajo’ também enfileira recordes, tendo atingido 99 vitórias na última quarta-feira ao derrotar o Bayern por 2x1 e, antes deste confronto, ter balançado as redes por dez jogos consecutivos na competição. Em estatísticas gerais, marcou 42 vezes em 40 partidas, sendo 24 na Liga Espanhola. Pela seleção, contribuiu com 15 gols na trajetória para a Rússia, atrás apenas do polonês Robert Lewandowski, e liderou a classificação direta de Portugal no topo da chave B, com 27 pontos.

Salah faz excelente temporada pelo Liverpool

Já na Inglaterra, a sensação do momento atende pelo nome de Mohamed Salah. Com um poderio ofensivo fulminante, o “Faraó do Egito” faz dos torcedores do Liverpool súditos apaixonados pelo seu futebol e tem fornecido ao clube rendas faraônicas graças a sua boa fase. Para tirar proveito disso, a direção dos Reds criou uma linha de produtos com a imagem do jogador, como adesivos, canecas, garrafas térmicas e três modelos diferentes de camisetas estampadas, materiais que agitam o movimento da loja do estádio a cada jogo. Dentro de campo, o camisa 11 ostenta dez gols na Champions, número que o faz dividir a vice-artilharia com o companheiro de equipe Roberto Firmino, destaque da Canarinho. No Campeonato Inglês, fez história ao ultrapassar a marca de 30 gols e igualar os números de Luís Suárez, Alan Shearer e do próprio CR7. A participação dele na Premier League é tão bem-sucedida que na última segunda-feira o egípcio recebeu o prêmio de Melhor Jogador da Liga. Em seu país, Salah embala o ânimo de uma seleção que desde 1990 não disputa uma Copa do Mundo e conquistou a classificação de maneira segura com 13 pontos e apenas uma derrota no Grupo E das Eliminatórias, tendo o atacante como goleador da qualificatória com cinco tentos.

Pelo Grupo A da Copa, o Egito tentará progredir diante da anfitriã Rússia, da Arábia Saudita e do Uruguai. Cabeça de chave do Grupo B, Portugal conta com a força de Ronaldo para liderar as ações diante de Espanha, Marrocos e Irã. Curiosamente, luso e egípcio estreiam no mesmo dia, 15 de junho. Primeiro, o aniversariante Salah conduz o país africano no duelo contra o Uruguai, às 9h, e pretende presentear a torcida com uma bela apresentação na Arena de Ecaterimburgo. Às 15h, será a vez de Cristiano bater de frente com os espanhóis, no estádio Olímpico de Sochi.

Inclusive, um encontro entre essas duas estrelas pode ocorrer já nas oitavas de final do Mundial. Caso um dos times termine na liderança enquanto o outro for segundo colocado, o duelo acontece ou no dia 30 de junho ou em 1º de julho. Antes disso, na preparação para a Copa, uma partida bastante esperada também pode ter os dois como protagonistas: a finalíssima da Liga dos Campeões. Marcada para 26 de maio, a decisão será entre o vencedor de Real x Bayern e Liverpool x Roma. Os times de Ronaldo e Salah venceram na ida.

Últimas notícias