Estrelas da Copa

Estreantes em Copas, Lewandowski e Kane querem brigar pela artilharia

Principais atacantes do futebol europeu na última temporada, goleadores de Polônia e Inglaterra estão entre os fortes concorrentes na luta pela artilharia da Copa da Rússia

Heitor Nery
Cadastrado por
Heitor Nery
Publicado em 20/05/2018 às 11:07
Divulgação/Montagem JC
Principais atacantes do futebol europeu na última temporada, goleadores de Polônia e Inglaterra estão entre os fortes concorrentes na luta pela artilharia da Copa da Rússia - FOTO: Divulgação/Montagem JC
Leitura:

Prestes a fazerem suas estreias em Copas do Mundo, Robert Lewandowski e Harry Kane viajam para a Rússia com uma expectativa comum por parte de suas equipes. Numa época em que os grandes centroavantes têm se tornado cada vez mais raros, o polonês e o inglês se colocaram como exceções à regra e prometem ser fortes candidatos na briga pela artilharia da competição e, com isso, ajudarem seus países na disputa do Mundial em 2018.

Um dos principais nomes do Bayern de Munique, Lewandowski seguiu produzindo números sólidos na última temporada. O polonês chegou ao terceiro ano seguido anotando pelo menos 40 gols pelo clube bávaro, participando da conquista do Campeonato Alemão. O camisa 9, foi o artilheiro da competição, com 29 gols marcados em 30 partidas. Mas, apesar de uma certa regularidade no futebol de clubes, o jogador não conseguia ter o mesmo rendimento jogando pela sua seleção. Algo que só veio mudar no último ciclo para a Copa.

Na seleção desde 2008, o atacante viu sua equipe fazer duas campanhas fracas nas Eliminatórias para as Copas de 2010 e 2014. Para a Copa da África do Sul, quando ainda não estava consolidado no Dortmund, a Polônia ficou na vice-lanterna de um grupo com Eslováquia, Eslovênia, República Checa, Irlanda do Norte e San Marino, ganhando apenas três de dez partidas. Já no classificatório para a Copa do Mundo no Brasil, já se colocando como um dos principais nomes do Campeonato Alemão, a Polônia ficou em quarto lugar em um grupo Inglaterra, Ucrânia, Montenegro, Moldávia e San Marino. Nas duas Eliminatórias somadas, o polonês marcou só cinco gols. Algo que precisaria mudar para que seu país retornasse a uma Copa do Mundo, algo que não acontecia desde 2006.

Para a Copa de 2018, o faro de Lewandowski apareceu. Com 16 gols em 10 partidas, o jogador foi o artilheiro das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, colocando a Polônia na primeira colocação. Números que o ajudaram a assumir a artilharia histórica do país, com 52 gols em 93 partidas. Na Copa, Lewandowski espera repetir a trajetória de Lato, seu conterrâneo que foi artilheiro da Copa do Mundo de 1974 com sete gols, e ajudar o país a, quem sabe, repetir o desempenho naquele mundial, quando chegou ficou com a 3ª colocação. Uma das cabeças-de-chave da competição, a Polônia terá um grupo com Colômbia, Japão e Senegal, sua adversária na estreia.

Kane é um dos destaques da seleção inglesa

Mais novo que o polonês, Harry Kane tem sido um dos jogadores jovens mais falados dos últimos anos. Mas o começo de carreira do jogador não foi fácil. Aos 8 anos, Kane foi dispensado das categorias de base do Arsenal e precisou fazer vários testes em outras equipes, até parar na base do Tottenham. Antes de se firmar no clube londrino, foi emprestado para outros como Lleyton Orient, Norwich e Millwall e ganhar rodagem.

Na temporada 2014-15, foi a hora de finalmente deslanchar no profissional. Conquistando a titularidade aos poucos, Kane se consolidou como um dos principais goleadores do país, anotando 31 gols em 51 partidas. Só no Campeonato Inglês foram 21, ficando atrás apenas de Sergio Agüero na artilharia da competição. Em 2015-16, já com a expectativa maior por conta do desempenho anterior, deu conta do recado: com 25 gols no Campeonato Inglês, Kane quebrou uma sequência de 16 anos em que um inglês não se tornava o artilheiro da competição. Na última temporada, manteve a evolução, ultrapassando a marca de 40 gols pela primeira vez em sua carreira.

Pela seleção inglesa, Kane realizou sua primeira partida em 2015. Desde então, foram 23 partidas e 12 gols marcados, sendo o artilheiro da equipe nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, com 5 gols. Ao lado de uma jovem geração inglesa, o jogador entra como uma das lideranças de um time com uma expectativa pequena se comparado ao histórico inglês, mas que ainda assim pretende surpreender. Na Rússia, A Inglaterra terá como primeiros adversários a Bélgica, o Panamá e a Tunísia, contra quem irá fazer sua estreia.

Últimas notícias