COM TRANQUILIDADE

Bélgica fez três no primeiro tempo e vence a Tunísia por 5x2

Equipe belga está praticamente classificada para a próxima fase. Só um milagre fará a Tunísia passar de fase

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/06/2018 às 10:55
AFP
Equipe belga está praticamente classificada para a próxima fase. Só um milagre fará a Tunísia passar de fase - FOTO: AFP
Leitura:

Em uma partida marcada por quatro gols no primeiro tempo, a Bélgica venceu a Tunísia por 5x2, pela segunda rodada do Grupo G, neste sábado, e praticamente se garantiu na próxima fase da Copa do Mundo. Lukaku e Hazard foram os nomes do jogo, marcando dois gols cada um. Batshuayi fez o quinto. Enquanto que pelo lado africano o que chamou a atenção foram as substituições forçadas durante a partida por conta de lesão.

A classificação antecipada da Bélgica para a segunda fase, ou não, só será conhecida neste domingo, no complemento da rodada com a partida entre Inglaterra e Panamá. Os belgas avançam em caso de empate ou vitória inglesa. Um triunfo panamenho deixa as duas vagas da chave ainda em aberto, mesmo com os europeus estando em situação mais confortável para avançar.

O JOGO

A partida deste sábado começou do jeito que se esperava: com a Bélgica partindo para o campo de ataque. A primeira boa chance foi com Lukaku, logo aos dois minutos, após bobeada da defesa tunisiana. No lance seguinte, Meunier chutou rasteiro de fora da área para a defesa do arqueiro tunisiano. Os belgas apostaram na movimentação de Meunier, Lukaku e Hazard para buscar o gol. Carrasco também teve boas infiltrações pelo lado esquerdo.

A Bélgica forçou o ritmo e abriu o marcador logo aos seis minutos de jogo, em cobrança de pênalti de Hazard. A penalidade foi contestada pelos jogadores da Tunísia, que acreditavam que a falta havia acontecido fora da área. O árbitro confirmou o pênalti após confirmar com os assistentes de vídeo.

Mesmo à frente no placar, os europeus continuaram pressionando a defesa adversária. E, aos 13, foi a vez de Lukaku ampliar o marcador. O camisa 9 usou a velocidade para ganhar do zagueiro e chutou rasteiro. Contudo, a resposta da Tunísia veio logo em seguida, aos 17. Khazri cobrou falta dentro da área e Bronn apareceu mais alto que todo mundo e diminuiu: 2x1.

O autor do gol tunisiano saiu do jogo aos 23 minutos, após torcer o joelho em uma jogada com Carrasco. Deu lugar a Naguez. Aos 40, foi a vez do zagueiro Ben Youssef sentir uma lesão parecida e deixar o campo, sendo substituído por Benalouane.

O jogo continuou aberto durante todo o primeiro tempo, com ambas as equipes tendo chances de balançar as redes. Lukaku e Hazard eram as principais esperanças belgas, enquanto que Khazri tentava levar a Tunísia ao ataque. Mesmo assim, os africanos apresentaram uma série de dificuldades na hora de sair jogando.  Erravam passes e possibilitavam boas chances ao adversário.

E em um desses erros surgiu o terceiro gol da Bélgica, no último minuto do primeiro tempo. Maaloul tentou evitar a saída da bola para lateral, mas mandou no pé de Meunier. O jogador tocou para De Bruyne, que encontrou Lukaku infiltrando na defesa tunisiana. O camisa 9 só teve o trabalho de tirar do goleiro Ben Mustapha: 3x1.

A segunda etapa começou com a Tunísia pressionando a saída de bola da Bélgica e arriscando chutes na entrada da área. Mas quem voltou a balançar as redes foram os Diabos Vermelhos e mais uma vez com Hazard. Em outra falha da defesa africana, desta vez de posicionamento, De Bruyne lançou o camisa 10 que apareceu entre os zagueiros para ampliar: 4x1.

Com o placar praticamente definido, a partida ficou morna na segunda etapa. A Tunísia tentava algumas jogadas pelo lado direito do campo de ataque ou pelo meio, com Khazri. Mas sem grande intensidade. O conforto era tanto que o técnico Roberto Martínez tirou Lukaku e Harzard, principais nomes da equipe no confronto, para dar chances a Fellaini e Batshuayi respectivamente.

Batshuayi ainda teve duas grandes chances de ampliar o placar. Primeiro, aos 30, o jogador limpou do goleiro e tocou para o gol aberto, mas Meriah tirou em cima da linha. Depois, aos 35, aproveitou o bate rebate na área e chutou no travessão. Ainda deu outro chute perigoso, aos 36, para defesa de Ben Mustapha.

No fim do jogo, Batshuayi enfim conseguiu balançar as redes, marcando o quinto gol. Khazri ainda conseguiu diminuir o placar no último minuto, dando números finais ao jogo: 5x2.

Últimas notícias