Eleição da Fifa

Blatter recebe apoio da Oceania

Presidente atual terá os 11 votos do continente para tentar se reeleger mais uma vez

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 12/05/2011 às 14:46
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Joseph Blatter ganhou oficialmente nesta quinta-feira (12/5) o apoio das 11 nações de futebol da Oceania em sua candidatura para se reeleger mais uma vez presidente da Fifa. A eleição será realizada no próximo dia 1º de junho, quando o mandatário tentará confirmar o seu favoritismo diante de Mohamed bin Hammam seu adversário político e presidente da Confederação Asiática de Futebol.

O presidente da Confederação de Futebol da Oceania (OFC, na sigla em inglês), David Chung, afirmou que a liderança de Blatter tem sido uma força positiva para a região. "Todos os membros concordam que a atual administração da Fifa tem tido um impacto significativo no desenvolvimento e na popularidade do futebol por todo o Pacífico", disse o dirigente por meio de um comunicado.

Chung ressaltou que todos os 11 membros representativos da Oceania tiveram a liberdade de escolher o seu candidato na eleição da Fifa. Porém, assegurou que o apoio do continente a Blatter foi decidido com "unidade e transparência" dentro da sua confederação.

Na presidência da Fifa desde 1998, Blatter, desta forma, agora conta com o apoio público de líderes de três entidades que representam seus continentes. Além do suporte da Oceania, de Chung, ele já tem a preferência de Nicolas Leóz, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), e de Michel Platini, mandatário da União Europeia de Futebol (Uefa).

A Fifa conta com 208 membros filiados à ela que vão votar na eleição do próximo dia 1.º de junho, em Zurique. O vencedor do pleito precisará receber dois terços dos votos válidos no primeiro turno da votação ou maioria simples no segundo turno.

Últimas notícias