Polêmica

Crise na arbitragem em Pernambuco

Membros da Comissão de Arbitragem colocaram os cargos à disposição

Hildo Neto e João de Andrade Neto
Cadastrado por
Hildo Neto e João de Andrade Neto
Publicado em 18/03/2013 às 21:41
Leitura:

Os membros da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf) colocaram os cargos à disposição, ontem à noite, após a polêmica escala do árbitro Sandro Meira Ricci para apitar o jogo entre Central x Náutico, amanhã, na abertura da 8ª rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. A crise foi deflagrada após o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, criticar a escolha de Meira Ricci para a partida, já que, de acordo com o mandatário, há uma diretriz que o mesmo árbitro não pode apitar dois jogos seguidos do mesmo time. Coincidência ou não, logo em seguida, a escala foi alterada e Gilberto Freire foi sorteado no lugar de Meira Ricci para o duelo de amanhã entre alvirrubros e centralinos.

A crise teve início ainda no domingo, quando o presidente do Náutico, Paulo Wanderley, desafiou a Ceaf a escalar Meira Ricci em um jogo do clube após o clássico contra o Sport. Na ocasião, o mandatário alvirrubro chamou Meira Ricci de “frouxo”, colocando no árbitro a culpa pela derrota por 2x1. Mesmo assim, a Comissão de Arbitragem colocou o juiz da Fifa no sorteio para o duelo de amanhã contra o Central. A justificativa do presidente da Ceaf, Erich Bandeira, era de que Ricci havia ido bem no clássico e que a Federação economizaria escalando-o em duas rodadas consecutivas, já que ele mora em Brasília.

“Não existe uma regra que um árbitro não possa apitar dois jogos seguidos do mesmo time. Há um consenso, mas não é obrigatório. Ele não teve nenhum problema no clássico”, comentou Bandeira. “A gente vai colocar o cargo à disposição para que ele (Evandro Carvalho) analise. As divergências ocorrem, mas nada está definido”, completou.
Por sua vez, Evandro Carvalho reiterou que existe uma norma interna na FPF que proíbe a escala de um mesmo árbitro em dois jogos seguidos de uma equipe no Estadual.

 

“A comissão de arbitragem tem autonomia, mas precisa seguir as normas que formalizei desde o momento em que assumi a FPF. A comissão vem desenvolvendo um excelente trabalho, mas isso não dá direito de cometer equívocos. Agora, se as pessoas não estão satisfeitas elas precisam saber até podem ir. Cada um tem que agir de acordo com a sua consciência”, finalizou o cartola, que deverá tomar conhecimento oficialmente hoje da entrega dos cargos dos membros da Ceaf.

Últimas notícias