Europa

Barcelona e Bayern avançam às quartas da Liga dos Campeões

Barça passou pelo PSG, enquanto Bayern superou o Juventus

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/04/2013 às 19:25
Leitura:

BARCELONA - Barcelona e Bayern de Munique confirmaram o favoritismo e garantiram presença nas semifinais da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira (10/4), ao eliminar o Paris Saint-Germain e a Juventus, respectivamente. O Barça empatou em 1x1 no Camp Nou, mas conquistou a classificação graças aos gols marcados fora de casa no empate de 2x2 do jogo de ida no Parque dos Príncipes.

O time bávaro entrou em campo com a classificação praticamente em mãos por ter vencido por 2x0 na semana passada em Munique, mas mesmo assim fez questão de repetir o placar em Turim.

Houve muito mais suspense em Barcelona, ainda mais com a dúvida sobre a presença do craque argentino Lionel Messi, que havia sofrido uma lesão na partida de ida e começou no banco de reservas.

Os catalães levaram um susto quando outro argentino, o meia Javier Pastore abriu o placar para o PSG aos quatro minutos do segundo tempo após tabelar com o sueco Zlatan Ibrahimovic.

O PSG já tinha ameaçado o gol do Barça várias vezes na primeira etapa com Lucas, que teve uma ótima atuação. 

A torcida catalã ficou na expectativa da entrada em campo de Messi para salvar a pátria, e o argentino não decepcionou.

O camisa 10 foi ao gramado aos 16 do segundo tempo e foi decisivo ao iniciar, nove minutos depois, a jogada do gol de empate do Barça, marcado por Pedro, que também era dúvida para a partida.

O argentino fez fila na defesa parisiense e tocou para David Villa, que recebeu de costas para o gol e recuou para Pedro chutar de primeira e estufar as redes.

Com Messi em campo, o Barça estava transformado e teve várias chances de virar o marcador, mas o placar ficou empatado em 1x1, resultado suficiente para fazer a alegria do time catalão.

"Eles saíram na frente por causa de um erro nosso, mas conseguimos reagir na hora certa e merecemos a classificação. Messi fez um esforço importante, trabalhou muito durante toda a semana para poder nos ajudar", comentou Pedro depois da partida.

O Barça disputa as semifinais da 'Champions' pela sexta vez seguida. A última vez que tinha ficado fora foi em 2007, quando foi eliminado pelo Liverpool.

O PSG por pouco não repetiu a façanha de 1995, quando eliminou o Barça na mesma altura da competição e avançou às semifinais.

No entanto, os parisienses chegaram a jogar de igual para igual com o time que muitos consideram o melhor do mundo, o que encheu de orgulho o técnico italiano Carlo Ancelotti, que manteve a cabeça erguida apesar da eliminação.

"Meus jogadores fizeram uma grande partida. A chave era jogar com inteligência. Tivemos bastante posse de bola e conseguimos atacar com velocidade, causando problemas ao Barcelona", elogiou o treinador.

BAYERN

A outra partida teve muito menos emoção. Mesmo jogando em casa a Juventus nada pôde fazer nada diante da superioridade do Bayern, vice-campeão na temporada passada e novamente fortíssimo candidato ao título neste ano.

O croata Mario Mandzukic abriu o placar aos 19 do segundo tempo ao pegar de cabeça a sobra de um voleio do espanhol Javi Martínez.

Quando tudo já estava decidido, o peruano Claudio Pizzarro selou o resultado nos acréscimos com um belo chute cruzado após receber um ótimo passe de Bastian Schweinsteiger.

"Quatro dias após a conquista do título nacional, não foi fácil motivar os jogadores. Isso ficou claro nos vinte primeiros minutos, mas aos poucos passamos a controlar a partida, jogamos muito melhor na segunda etapa e merecemos vencer", comemorou o técnico alemão Jupp Heynkes depois da partida, lembrando a conquista 23º título da história do Bayern na Bundesliga, conquistado no sábado passado com seis rodadas de antecedência.

O sorteio das semifinais será realizado na sexta-feira, com dois times alemães e dois espanhóis.

Além do Barça e do Bayern, o Real Madrid e o Borussia Dortmund já tinham garantido suas vagas ao eliminarem Galatasaray e Málaga, respectivamente, na última terça-feira.

Últimas notícias