Sem preconceito

Deputado pede que homofobia seja tratada como racismo

Como militante da causa gay, Jean Wyllys pede que a entidade trate a homofobia no futebol da mesma forma

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/11/2013 às 20:52
Leitura:

A Fifa colocou o combate ao racismo como um de seus objetivos nas últimas temporadas, começando a punir atletas e clubes. Como militante da causa gay, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) pede que a entidade trate a homofobia no futebol da mesma forma.

"Em casos de racismo nos estádios, a Fifa determina que o árbitro paralise ou até suspenda a partida. Os clubes também podem ser punidos por ofensas raciais da torcida. Eu me pergunto: por que a Fifa não procede da mesma maneira em relação à homofobia?", questionou o deputado nesta sexta-feira, em São Paulo.

Jean Wyllys participou da nona edição do Fórum de Direito Desportivo promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo ao lado da Associação dos Advogados de São Paulo. Ele preparou um texto para o evento e traçou alguns paralelos entre racismo e homofobia.

"Nos tornamos muito sensíveis ao racismo e isso é bom. Quando os torcedores italianos jogaram bananas para o Balotelli, chamando-o de macaco, muitos de nós ficamos chocados. Mas quase todos acharam absolutamente natural que ele fosse chamado de veado em Salvador na Copa das Confederações", comparou.

Sem pudores para chamar um jogador de homossexual, os torcedores não costumam entoar coros racistas, ainda que alguns o sejam, afirmou Jean Wyllys, usando a situação como argumento para acreditar que no futuro as piadas e brincadeiras homofóbicas podem ser banidas.

"Muitos torcedores pensam que os jogadores negros são macacos e não merecem ganhar os salários que ganham, mas quem hoje tem coragem de puxar um coro racista no estádio? É que atualmente a prática do racismo é socialmente condenada. Então, somos capazes de fazer o mesmo com a homofobia. Quem sabe quantas estrelas do nosso futebol não são homossexuais e estão no armário?", questionou.

Jean Wyllys lembrou sua primeira tentativa de se aproximar do futebol e diz ter sido afastado pela homofobia dos garotos que praticavam o esporte. Ele torce pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo, mas não gosta da modalidade, nem mesmo para admirar o físico dos atletas.

"Não sou aquele tipo de gay que assiste a futebol só por causa dos atletas, até porque vamos combinar que os jogadores brasileiros são muito feios. O único que eu salvaria é o Alexandre Pato. O Adriano está enorme agora, mas antes era bonito também. Fora isso, está ruim. Então, nem para ver os homens vale a pena", declarou o deputado, sorrindo.

Últimas notícias