fifa

CR7, Messi e Neuer são os finalistas da Bola de Ouro

O astro português é o grande favorito desta edição. O troféu será entregue no dia 12 de janeiro

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 01/12/2014 às 13:31
Foto: LLUIS GENE JOSE JORDAN JANEK SKARZYNSKI / AFP
O astro português é o grande favorito desta edição. O troféu será entregue no dia 12 de janeiro - FOTO: Foto: LLUIS GENE JOSE JORDAN JANEK SKARZYNSKI / AFP
Leitura:

Atualizada às 14h09

Sem surpresas, o português Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi e o alemão Manuel Neuer foram os três finalistas escolhidos para concorrer ao Prêmio Bola de Ouro, que recompensa o melhor jogador do ano, anunciaram nesta segunda-feira (1º) a Fifa e a revista France Football.

Único brasileiro entre os 23 indicados, junto com Diego Costa, naturalizado, Neymar ficou novamente fora do último trio, depois de quatro tentativas.

O troféu será entregue no dia 12 de janeiro, em Zurique, e o grande favorito é novamente CR7, que foi premiado na última edição.

É a sexta vez em sete anos que a disputa final coloca frente à frente Cristiano e Lionel Messi, os maiores jogadores da atualidade, que travam um duelo particular de tirar o fôlego, além de defender atualmente os dois clubes de maior rivalidade do Campeonato Espanhol, o Real Madrid e o Barcelona.

Campeão da Liga dos Campeões, o português quebrou o recorde de gols em uma única edição da competição (17). No início da temporada atual, já anotou incríveis 20 gols em 13 rodadas.

Dificilmente o troféu poderá escapar ao astro 'Merengue', que foi premiado pelo ano 2013, apesar de ter conquistado menos títulos expressivos. Messi, por sua vez, impressionou nas últimas semanas por ter alcançado marcas históricas.

Com apenas quatro dias de intervalo, tornou-se o maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões ao anotar dois 'Hat Tricks' seguidos.

No dia 22 de novembro, balançou as redes três vezes contra o Sevilla (5-1) para quebrar o recorde de Telmo Zarra na Espanha (253 contra 251). Repetiu a dose no dia 25, na Champions, contra o Apoel Nicósia, para ofuscar CR7 e deixar para trás Raúl, com 74 gols, três a mais do que os dois líderes 'Merengues'.

Já Neuer é o único entre os três indicados que realmente brilhou na Copa do Mundo no Brasil. O alemão foi um dos grandes destaques da conquista do tetracampeonato da 'Mannschaft' e revolucionou a posição de goleiro ao participar da saída de bola, jogando muito fora da sua área, como um líbero.

A última vez em que um goleiro fez parte dos três finalistas foi em 2006, quando o italiano Gianluigi Buffon, também campeão mundial naquele ano, terminou em terceiro lugar da disputa, atrás de seu compatriota Fabio Cannavaro.

Neuer é o favorito de alguns altos dirigentes, como o francês Michel Platini, que gerou certa polêmica ao apoiar publicamente o alemão, levando o Real Madrid e divulgar uma nota de repúdio para sair em defesa de Cristiano Ronaldo.

Últimas notícias