Américas

Inter estreia na Libertadores na altitude de La Paz

Os outros dois times que integram o grupo 4, o Universidad do Chile e o Emelec, do Equador, também se enfrentam nesta terça-feira, em Santiago

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 16/02/2015 às 18:23
Foto: Alexandre Lops/ Inter
Os outros dois times que integram o grupo 4, o Universidad do Chile e o Emelec, do Equador, também se enfrentam nesta terça-feira, em Santiago - FOTO: Foto: Alexandre Lops/ Inter
Leitura:

O Internacional começa esta terça-feira sua campanha na Copa Libertadores com um duelo complicado no campo do The Strongest, da Bolívia, um adversário que fez uma ótima campanha no ano passada e é sempre difícil de ser batido nos 3.600 m de altitude de La Paz.

Bicampeão da competição em 2006 e 2010, o Colorado volta a disputar a maior competição de clubes do continente depois de três anos de ausência.

"Esta equipe está ansiosa para estrear no torneio", avisou o técnico uruguaio Diego Aguirre, que assumiu o comando do time gaúcho no fim do ano passado, no lugar de Abel Braga.

Já o The Strongest está acumulando cada vez mais experiência na Libertadores. Disputou as últimas três edições e repetiu no ano passado o melhor resultado da sua história, ao chegar nas oitavas de final.

Na fase de grupos, derrotou o Atlético Paranaense por 2 a 1 em La Paz, resultado que eliminou o Furacão.

Por isso, Aguirre encara o duelo com cautela e se prepara uma partida "especial, diferente e difícil". 

O técnico levou vinte jogadores à Bolívia. A equipe embarcou na tarde esta segunda-feira para Santa Cruz de la Sierra, cidade que fica no nível do mar, e só deve chegar a La Paz poucas horas anres da partida, para sentir o mais tarde possível os efeitos da altitude.

O volante Anderson, recém-contratado junto ao Manchester United, deve ser escalado como titular para dar qualidade à saída de bola.

De olho em Escobar

As duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos de 2012, na última participação do Colorado no torneio. Em Porto Alegre, o Colorado passeou em campo e aplicou uma goleada de 5 a 0 nos bolivianos. 

Na altitude, porém, foi outra história. Passou muito sufoco, chegou a perder por 1 a 0, e só arrancou o empate aos 43 minutos da etapa final, com um gol de Gilberto.

O The Strongest garantiu sua classificação para esta edição ao eliminar os mexicanos do Monarcas na pré-Libertadores. Na ocasião mostrou que também é capaz de conseguir bons resultados fora de casa, ao empatar em 1 a 1 no México, antes de buscar a vaga em La Paz, com vitória por 2 a 0.

Mesmo sabendo da vantagem de jogar em casa, os bolivianos preferem não esbanjar confiança. "Os times brasileiros sempre são favoritos", afirmou o técnico Néstor Craviotto, ressaltando a diferença abissal de orçamento entre as duas equipes.

"O Internacional tem jogadores renomados, que vão querer mostrar suas qualidades. Será o nosso adversário mais complicado do grupo", concordou o goleiro Daniel Vaca.

O grande destaque do The Strongest é o veterano Pablo Escobar, de 35 anos capitão e principal articulador de jogadas do time, que já teve passagens por time do interior paulista (Mirassol, Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto).

A partida está marcada para as 20h30 locais (22h30 de Brasília), no estádio Hernando Siles, com capacidade para 30.000 torcedores.

O trio de arbitragem será colombiano, com o juiz Adrián Vélez auxiliado por Wilmar Navarro e Rafael Rivas.

Os outros dois times que integram o grupo 4, o Universidad do Chile e o Emelec, do Equador, também se enfrentam nesta terça-feira, em Santiago.

Últimas notícias