Catar

Dirigente alemão considera "absurdo" clubes não serem compensados por mudança nas datas da Copa-2022

A decisão de disputar a Copa do Mundo-2022 em novembro-dezembro terá que ser validada pelo Comitê Executivo da Fifa, que se reúne nos dias 19 e 20 de março em Zurique, na Suíça

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 25/02/2015 às 17:10
Foto: PHILIPPE DESMAZES / AFP
A decisão de disputar a Copa do Mundo-2022 em novembro-dezembro terá que ser validada pelo Comitê Executivo da Fifa, que se reúne nos dias 19 e 20 de março em Zurique, na Suíça - FOTO: Foto: PHILIPPE DESMAZES / AFP
Leitura:

O presidente da Liga Alemã de Futebol (DFL), Reinhard Rauball, chamou de "absurdo" a recusa categórica da Fifa de compensar financeiramente as ligas e os clubes pela mudança nas datas de realização da Copa do Mundo-2022 no Catar, que será disputada em novembro-dezembro.

"A Fifa tem obrigação de compensar financeiramente as Ligas por esses prejuízos", declarou Rauball, que chamou de "danoso" o fato dos clubes terem que enviar seus jogadores ao deserto no Natal para disputar a Copa do Mundo.

Rauball lamentou também a perda de aliados contra a Fifa, com exceção do compatriota Karl-Heinz Rummenigge, presidente da Associação de Clubes Europeus (ACE), que declarou na véspera a necessidade "dos clubes serem compensados se tal decisão for tomada".

"É preciso tentar instaurar uma base sólida na Europa com outros países afetados", continuou.

No dia seguinte ao anúncio das recomendações do grupo de trabalho, que priorizam uma Copa do Mundo disputada em novembro-dezembro, a Fifa permaneceu firme frente à forte oposição dos clubes europeus.

"Não haverá compensação financeira. Os clubes têm sete anos para se organizar", declarou desde Doha Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, afirmando também que "mesmo se a solução não é perfeita, nós não estamos fazendo nada que possa destruir o futebol, então não vejo motivo para pedirmos desculpas aos clubes".

A decisão de disputar a Copa do Mundo-2022 em novembro-dezembro terá que ser validada pelo Comitê Executivo da Fifa, que se reúne nos dias 19 e 20 de março em Zurique, na Suíça.

Últimas notícias