Suástica

Polícia croata denuncia federação por símbolo nazista em campo de futebol

As autoridades acusam a HNS de negligência na organização do jogo, disputado no dia 12 de junho

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/06/2015 às 10:41
Reprodução/Internet
Jogadores se abaixam por causa de ataque de abelhas (FOTO ILUSTRATIVA). - FOTO: Reprodução/Internet
Leitura:

ZAGREB - A polícia da Croácia apresentou, na última quinta-feira (18), uma denúncia contra a Federação de futebol do país (HNS) por causa de um símbolo nazista visto no gramado do estádio de Split, onde foi realizada a partida contra a  Itália, válida pelas eliminatórias da Eurocopa-2016. As autoridades acusam a HNS de negligência na organização do jogo, que foi disputado de portões fechados no dia 12 de junho.

Não houve presença da torcida por conta de uma punição da Uefa, devido a incidentes ocorridos na primeira partida entre italianos e croatas, em novembro, em Milão. Na ocasião, torcedores gritaram insultos racistas contra o atacante Mario Balotelli e forçaram a interrupção da partida por dois minutos ao lançar sinalizadores sobre o gramado.

Por ser disputado com arquibancadas vazias, esperava-se que o duelo da semana passada pudesse acontecer sem incidentes, mas o símbolo da suástica apareceu no gramado, antes de ser apagado por funcionários da federação. Se a denúncia for acatada pela procuradoria de Split, a HNS corre risco de ser multada em 33.000 euros e os funcionários, em 7.000 euros. A federação pediu desculpas pelo ocorrido num comunicado, mas também pode ser punida pela Uefa, que abriu um expediente disciplinar na última segunda-feira (15).

Últimas notícias