HUMANO

Copa Nordeste com olhar de inclusão social

Em 2019, competição faz uma ação inclusiva sobre o autismo

Leonardo Vasconcelos
Cadastrado por
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 30/01/2019 às 6:50
JC Imagem
Em 2019, competição faz uma ação inclusiva sobre o autismo - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Um golaço de inclusão dentro e fora do gramado. Não é só nas quatro linhas que a Copa do Nordeste está batendo um bolão. O torneio regional conquista vitórias em outros campos, inclusive os sociais. A cada edição, apoia uma ação inclusiva. Este ano é o autismo, com o tema “Conhecer para entender e entender para incluir”. Diversas instituições que tratam do transtorno no Nordeste serão beneficiadas.

Em Pernambuco, a parceria é com a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto), criada em 2005, a mais antiga voltada ao segmento no Estado. A sede fica localizada na Rua Inácio Galvão dos Santos, nº 309, na Encruzilhada, Zona Norte do Recife. Nela atuam 44 profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais, para atender 30 crianças e jovens de 2 a 22 anos de idade. As consultas são realizadas de segunda a sexta, em horário comercial. A Afeto é mantida a partir da colaboração dos pais e de doações.

“O autismo é uma desordem neurológica que ocorre no indivíduo, impossibilitando-o na interação social. Nosso trabalho é fazer com que ele vença essa barreira e se torne um ser social e consiga se inserir na sociedade. Para isso contamos com uma equipe multidisciplinar. Tudo para que esse indivíduo saia para o mundo e seja feliz”, afirmou Angela Lira, coordenadora da instituição.

Uma dos garotos atendidos é Pedro Alves, de 6 anos. A mãe dele, enfermeira Natácia Medeiros, diz que o garoto mudou bastante desde que chegou na Afeto há três anos. “Nesse período ele teve um ganho enorme. Quando começou a ser atendido, ele não falava, não escrevia e nem comia direito. Hoje mudou tudo, agora ele até brinca com outras crianças aqui. Antes da Afeto, nem lembro como era a nossa vida, foi um avanço impressionante”, disse Natácia.

Com a parceria com a Copa do Nordeste, a Afeto terá suas ações ainda mais divulgadas durante o tour da taça, nas redes sociais do torneio e dos clubes e também nos estádios. “Esse convite foi maravilhoso pra gente. Esporte é tudo. Os pais ficaram eufóricos com essa oportunidade”, disse Angela.

A administradora Juliana Alaíde, mãe de Vinícius Castro, de 5 anos. “Nós ficamos muito felizes porque, em uma sociedade que não é muita inclusiva, receber um convite para ser visto é muito bom. Nossos filhos são capazes de participar de qualquer evento, ainda mais esses de grande porte. E enquanto alvirrubros vamos vibrar muito mais agora nos jogos da Copa do Nordeste por saber que apoiam a nossa causa”, contou Juliana.

Últimas notícias