FUTEBOL PERNAMBUCANO

JC relembra os dez causos mais inusitados do futebol pernambucano em 2019

De invasão de cachorro a árbitro virando ídolo, Pernambuco viveu cenas inesperadas em 2019

Diego Borges
Cadastrado por
Diego Borges
Publicado em 28/12/2019 às 14:03
Foto: Diego Borges / JC
De invasão de cachorro a árbitro virando ídolo, Pernambuco viveu cenas inesperadas em 2019 - FOTO: Foto: Diego Borges / JC
Leitura:

Nem só de grandes jogos viveu o futebol pernambucano em 2019. Alguns episódios, inclusive, são considerados dignos de dar inveja a qualquer contador de 'causos', figuras típicas da cultura nordestina, contadores de histórias das mais inusitadas.

Entre o folclore e eventos fatídicos, o futebol pernambucano reeditou algumas situações, inventou outras, mas seguiu com grande atrativo dentro e fora dos gramados para os torcedores.

10 - A força do boné de Wallef

Com a altura de 1,83m, o goleiro Wallef se destacou nos jogos realizados pelo Afogados da Ingazeira contra o Trio de Ferro, Náutico, Santa Cruz e Sport. Fosse por boas defesas, mas também pelo inseparável boné, utilizado até nos jogos noturnos pelo atleta.

Entre eles, o jogo que marcou a classificação da Coruja contra o Santa Cruz no Arruda, quando Wallef defendeu duas cobranças na decisão dos pênaltis para uma vaga na semifinal do Campeonato Pernambucano. A classificação foi dedicada ao pai do jogador, que faleceu uma semana antes da fatídica partida.

9 - O 'divórcio' entre Magrão e o Sport

"Avião sem asa, fogueira sem brasa", a música 'Fico Assim Sem Você', da dupla Claudinho e Buchecha, poderia embalar grande parte da história de mais de uma década vivida pelo goleiro Magrão com o Sport. Mas a história de amor e idolatria chegou ao fim em 2019, pelo menos dentro dos gramados.

Após a derrota para o Santa Cruz no único Clássico das Multidões do ano, onde o goleiro falhou no lance do gol de Allan Dias, Magrão perdeu espaço na equipe para o jovem Mailson e não se reapresentou ao clube após a pausa da Série B na Copa América.

As notícias pipocaram e o JC publicou em primeira mão o anúncio da aposentadoria do goleiro, que acionou o clube na Justiça cobrando dívidas de salários atrasados, gerando um descontentamento de parte da torcida rubro-negra, que sonhava com uma despedida em grande estilo, com jogo festivo e estátua para o atleta mais vitorioso da história do Sport.

8 - Gramado do Áureo Bradley

Por falar em Campeonato Pernambucano, os gramados também chamaram a atenção na competição. Principalmente do do Estádio Áureo Bradley, em Arcoverde, sede da equipe do Flamengo. Antes da partida contra ao time da casa, o departamento de futebol do Santa Cruz fez denúncias sobre o estado da cancha de jogo, que em diversos espaços sequer havia grama, além da proximidade entre as linhas e os muros de limite do equipamento.

Após o jogo, o técnico Leston Júnior, então comandante Tricolor, apontou o estado do gramado como 'inadmissível', e foi rebatido pelo Presidente da Federação pernambucana, Evandro Carvalho, que alegou que não deveria "dar satisfação a treinador" pela vistoria.

7 - Invasões de campo

Até o início da década de 1990, era bastante comum o futebol pernambucano apresentar cenas de invasão de gramado, sobretudo para festejar a conquista de um grande título. E em 2019, dois episódios resgataram um pouco desse ar 'romântico' do futebol, apesar da proibição pelas leis que regem o esporte, com previsão de multas.

No Náutico, o recém reformado Aflitos não conteve a euforia pelo acesso de volta à Série B, mas a festa veio acompanhada de multa pelo STJD. No Sport, a invasão de campo também aconteceu pelo acesso, só que para a Série A, no entanto não foi notificada pela arbitragem da partida.

6 Jogadores quase 'nus' nos dois acessos

E se teve invasão, também teve torcedor querendo 'guardar' algum material de jogo dos jogadores para recordação. Mas até passaram dos limites e deixaram alguns atletas praticamente sem roupa dentro de campo, como o volante Jimenez, do Náutico, e o lateral Norberto, do Sport.

Houve até quem confundisse torcedor nas imagens qu estaria 'pelado', mas não passou de uma ilusão de ótica pela cor da bermuda vestida na ocasião. O que não foi ilusão foi a perda da chuteira do volante Maylson, que torcedores devolveram e foram recompensados pelo atleta.

5 - O tombo em Tombos

Os torcedores mais supersticiosos do Sport conhecem bem a tônica que diz que o clube tem a estigma de não se sair muito bem com nomes incomuns como adversários, seja com jogadores ou clubes. E contra a Tombense, pela Copa do Brasil, a 'piada' parecia já vir pronta e embalada logo no sorteio dos confrontos da competição.

Na eliminação, na cidade de Tombos-MG, não faltaram piadocas dos torcedores rivais, com o 'tombo' rubro-negro na competição. A eliminação, inclusive, foi fundamental para o pedido de demissão do técnico Milton Cruz, que deu lugar a Guto Ferreira, pivô no acesso para a Série A.

4 - Torcedor indo de bicicleta até o Maranhão

Torcedores folclóricos não representam novidades em Pernambuco, mas o alvirrubro Gustavo Tiburtino ficou marcado após percorrer mais de 1.500 Km sobre a sua bicicleta, entre Recife e São Luís para acompanhar a decisão da Série C de Náutico e Sampaio Corrêa.

Com direito a volta olímpica no Castelão sobre a bicicleta, o torcedor ainda ganhou uma nova do elenco alvirrubro e declarou ao JC ter vivido 'um dia de rei'.

3 - O Timbu de Chernobyl

O ano de 2019 também reforçou laços para o Náutico fora dos gramados. Até o mascote, que mudou de roupagem, largando a antiga aparência de 'bonzinho' para a de 'malvado'. Não demorou para o novo Timbu ser associado com a cidade de Chernobyl, sede de um dos maiores desastres radioativos da história da humanidade.

O sucesso foi tão grande, que materiais de publicidade foram comercializados e as crianças alvirrubras não se incomodaram com a aparência assustadora, porém carismática. E até mesmo entre os jogadores, uma das principais brincadeiras entre os atletas durante a festa do acesso foi vestir a cabeça do mascote no vestiário.

2 - Pipicão

Na partida de estreia do Campeonato Brasileiro da Série C, o Santa Cruz perdia para o Treze-PB pelo placar de 2x0, até que um cachorro invadiu o gramado e roubou a cena, correndo atrás da bola, até ser retirado com carinho pelo goleiro Anderson.

Curiosamente, o Tricolor se restabeleceu no jogo e conseguiu o empate após o episódio, evitando a derrota na estreia. Logo o cãozinho caiu nas graças da torcida, que o apelidou de 'Pipicão', em homenagem ao artilheiro do time, Pipico.

Torcedores se mobilizaram nas redes sociais para encontrar o Pipicão em busca de um lar para adoção. O animal foi encontrado nas mediações do Parque da Jaqueira e, após os devidos tratamento, voltou ao Arruda e recebeu camisa personalizada e carteira de sócio, além de um novo lar.

1 - Árbitro, Vuaden vira ídolo

Ídolos no futebol também não são nenhuma novidade, mas quando ele não tem o papel de jogar futebol e sim usar cartões e apitos, é porque algo não está dentro da curva da normalidade. E sem dúvidas, o fato mais inusitado de 2019 é a relação de parte da torcida do Náutico com o árbitro Leandro Pedro Vuaden, responsável por marcar o pênalti polêmico que deu ao Timbu o gol que evitou a derrota para o Paysandu, e permitiu em seguida o acesso à Série B.

Dentro de campo, durante a invasão da torcida, Vuaden já havia recebido os primeiros 'carinhos' e agradecimentos, ao ser beijado no rosto por um torcedor emocionado dentro do gramado. Houve até torcedor que mandou confeccionar uma camisa personalizada, com o nome do árbitro no novo uniforme alvirrubro, além no número 49 nas costas, em alusão ao minuto da marcação do pênalti salvador.

Últimas notícias